Diabéticos terão primazia nos exames, acata Senado

Boa notícia para os portadores da diabetes. Doravante, eles terão prioridade de atendimento na realização de exames de sangue, ultrassonografia de abdômen e outros exames que exigem jejum prévio nos serviços públicos e privados de saúde. Em votação simbólica, 76 votos favoráveis e nenhum contrário, o Plenário do Senado aprovou o PL 520/2021. Agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

 

Eles defendem, peremptoriamente, o projeto

O autor do projeto, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), afirmou haver falhas no Brasil inteiro hoje em relação à forma como o SUS recebe os diabéticos. “Eu quero ser objetivo ao pedir o apoio dos amigos e das amigas neste Senado Federal a uma doença […]. A cada dez brasileiros, dois são diabéticos”, disse Kajuru.

O relator da proposta, o senador Flávio Arns (Podemos-PR), registrou que cerca de 20 milhões de brasileiros têm diabetes. O PL altera a Lei 13.895, de 2019, que criou a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. Com as mudanças, a lei passará a garantir o atendimento prioritário às pessoas com diabetes mellitus nos serviços públicos e privados de saúde, nos casos especificados.

A cada dez brasileiros, dois são diabéticos”, afirmou o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), autor do PL 520/21.

Outrossim, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse que o diabetes é uma doença da modernidade. “Antigamente, nós não tínhamos um número tão expressivo de diabéticos quanto temos hoje, o que é fruto da alimentação e do sedentarismo, que são as grandes causas do diabetes [..]”, explicou o parlamentar.

Por sua vez, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) avaliou que o projeto deveria prever algum tipo de punição financeira em caso de desrespeito à medida. “A intenção é muito boa, mas se não houver de fato alguma coisa […]”,  declarou.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) também apoiaram a aprovação do projeto.

 

O médico oncologista, Drauzio Varella, explica o que é a diabetes

 

Por Harry, colunista do Portal Política

Twitter: @harry86_

você pode gostar também