A enfermeira e bacharela em Direito Augusta Brito nasceu na capital cearense Fortaleza em 27 de maio de 1976. Filha de Augusto Brito, ex-prefeito da cidade de Graça, candidatou-se ao cargo em 2004 pelo Partido Popular Socialista (PPS) com Murilo Alves como vice, tendo sido eleita com 62,76% dos votos válidos contra sua única adversária, Maria Iraldice de Alcântara. Brito foi reeleita em 2008 pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) com o vice Pedro Neudo e, novamente derrotando Iraldice, obteve 50,32% dos votos.
Em 2013, Brito assumiu a Secretaria da Educação de São Benedito, e no ano seguinte, foi eleita deputada estadual com o voto de 50 849 eleitores, número que aumentou para 67 251 ao ser reeleita em 2018. Na Assembleia Legislativa do Ceará, atuou como vice-líder e primeira mulher líder do governo estadual, comandado por Camilo Santana, comandou a Procuradoria Especial da Mulher e presidiu o Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais do Ceará.
Em 2022, Brito filiou-se ao PT e foi a primeira suplente da candidatura ao Senado Federal pelo Ceará de Camilo Santana, eleito com 3 389 513 votos. Após a eleição, Camilo foi nomeado ministro da Educação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de janeiro do ano seguinte e licenciou-se da vaga de senador, passando-a para Brito no dia 2 de fevereiro.