É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.
No município paulista de Suzano foi vereador (1973-1977) pela Arena, prefeito por quatro vezes (1977-1982) pela Arena e pelo PDS, (1988-1992), (1996-2000) e (2001-2004) pelo PFL.
Foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo e exerceu o mandato entre 1983 e 1987.[2] No meio do mandato, rompeu com o PDS e fundou o PFL. No estado de São Paulo, foi deputado estadual (1994-1996) eleito pelo PL, tendo renunciado para assumir o cargo de prefeito de Suzano pela terceira vez. Em 1995, voltou para o PFL.
Nas eleições de 2006 foi eleito, mais uma vez, deputado estadual pelo PFL, assumiu mandato na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo em março de 2007. É líder do Democratas na Assembleia Legislativa. Fundou o DEM em 2007. Em 2008, foi derrotado na eleição para prefeito por Marcelo Cândido, do PT.
Em 2010, se candidatou à Deputado Estadual em São Paulo e obteve êxito, com mais de 100 mil votos e nas eleições de 2014, um pouco mais de 79 mil.
Estevam Galvão tem mais de 45 anos de vida pública. E experiência é o que não lhe falta: já foi vereador e prefeito por quatro mandatos no município de Suzano, deputado federal e subprefeito na gestão do prefeito da capital paulista, José Serra. Foi o 2º secretário da Alesp no biênio 2017-2019.
Reeleito em 2018 para o quinto mandato na Alesp, foi líder da Bancada do Democratas por 10 anos. Como deputado estadual, Estevam alcançou realizações que beneficiaram milhares de pessoas no Alto Tietê, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e demais cidades do estado.
Um exemplo é o Programa Visão do Futuro, executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado e que beneficia milhares de crianças em idade escolar com exames de vista, tratamento oftalmológico e doação de óculos. Ele também criou o Banco de Dados da Saúde, lançado em 2013 pelo governo do estado e que visa a unificar o prontuário médico de todos os cidadãos residentes no território paulista, agilizando o atendimento e salvando vidas.
Como prefeito, Estevam colecionou títulos, a exemplo do prêmio Gestor Eficiente em Merenda Escolar, concedido a ele pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano – a cidade foi destaque por oferecer a melhor merenda da região Sudeste do país. Ele também foi o Prefeito Amigo da Criança, prêmio conferido pela Abrinq e Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. Na saúde, o trabalho realizado em Suzano conferiu ao município o prêmio Excelência no Combate à Tuberculose. Estevam também recebeu da Associação Paulista dos Magistrados o Diploma de Reconhecimento pelo trabalho parlamentar em prol da população paulista e brasileira. Também recebeu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo o título de Irmão Remido, devido ao trabalho desenvolvido na área da saúde, e inúmeros títulos de cidadão em várias partes do estado, entre outros títulos e honrarias.