Filho de José Saraiva de Sousa e Maria Pureza Cardoso de Araújo. Formado em Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Piauí, ingressou no serviço público estadual em 1985 e foi eleito presidente da Associação dos Professores do Estado do Piauí em 1988, hoje Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Filiado ao PT, foi eleito presidente do diretório estadual por duas vezes. Eleito suplente de deputado estadual em 1994 e suplente de vereador em Teresina em 1996, assumiu a presidência da da Central Única dos Trabalhadores no Piauí em 1997. Efetivado vereador após a eleição de Francisca Trindade para deputada estadual em 1998, renovou o mandato no ano 2000 e foi eleito deputado estadual em 2002 e 2006.
Na sequência de sua vida pública foi eleito suplente de deputado estadual em 2010, 2014 e 2018 e durante o segundo governo Wilson Martins foi secretário de Assistência Social e Cidadania por um curto período, além de exercer novos mandatos parlamentares sob a convocação graças à nomeação de parlamentares para o secretariado dos governadores Wilson Martins e Wellington Dias.
Na Assembleia Legislativa, João de Deus está no terceiro mandato. Desde o início de sua atuação no legislativo estadual João de Deus vem apresentando vários projetos de Lei e emendas, como: a obrigatoriedade do quadro em acrílico nas escolas públicas e privadas, proibição convênios do Governo do Estado com Prefeituras inadimplentes; e de incentivo ao retorno dos meninos de rua para seus lares.