Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, foi em 2018 eleito para o seu 5º (quinto) de mandato de Deputado Estadual.
Líder do PSC na ALERJ, é membro efetivo das Comissões de Cultura, da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Obras.
Chiquinho da Mangueira nasceu e foi criado no bairro de Vila Isabel. Iniciou ainda jovem sua trajetória profissional como técnico de atletismo e handebol obtendo resultados expressivos em competições estaduais e nacionais. Mas foi na Vila Olímpica da Mangueira, que seu sonho de ocupar o tempo ocioso dos jovens que perambulavam pelas ruas e vielas da comunidade da Mangueira, tornou-se realidade.
Implantou o Projeto Olímpico da Mangueira, inicialmente braçal, em um espaço abandonado da Rede Ferroviária Federal, onde a semente continua até os dias de hoje produzindo bons frutos para o esporte nacional e internacional, credenciando-o como o melhor Programa Social no gênero, em países em desenvolvimento.
Sempre muito preocupado com o futuro do jovem, do idoso e do portador de deficiência, o Deputado Chiquinho da Mangueira ocupou vários cargos na Administração Pública.
Em janeiro de 1999, foi indicado para Presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro - SUDERJ, onde permaneceu até dezembro de 2002. Em 2003 retornou, já como Deputado Estadual para ocupar os cargos de Secretário de Estado de Esporte e Presidente, interino, da SUDERJ, onde permaneceu até 2006, quando retornou à Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ.
Em 2009 foi para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, permanecendo até março de 2010, quando se retirou para tentar sua 2ª reeleição.
Desde então encontra-se na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ, onde vem desenvolvendo importantes projetos voltados para os interesses da população do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nas questões relacionadas ao esporte, a educação e a saúde como ferramentas indispensáveis na formação da consciência crítica do cidadão como autor da sua própria história.