Ely Santos é Irmã do Prefeito de Embu das Artes: Ney Santos (REP).
Em 2021, Ely Santos já havia assumido temporariamente o cargo de deputada federal. Ela permaneceu no cargo por 120 dias, durante os quais apresentou três projetos. Um dos projetos propõe alterações no Estatuto do Idoso para garantir a oferta de instituições de longa permanência para idosos de forma gratuita em municípios com mais de cem mil habitantes. O outro é voltado à proteção dos animais, visando assegurar o direito dos cidadãos de entrar e permanecer com seus animais domésticos em todos os estabelecimentos abertos ao público, sejam eles públicos ou privados de uso coletivo.
Ely também destinou R$ 3 milhões em emendas para cidades da região de São Paulo, beneficiando os municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Cotia.
Com 93.305 votos nas eleições de 2022, Ely Santos assume o mandato de deputada federal tendo o fomento a projetos relacionados à assistência social como uma de suas principais bandeiras. A republicana, que já foi secretária de Desenvolvimento Social em Embu das Artes (SP), destaca que pretende promover a igualdade de oportunidades e a ampliação do acesso a serviços essenciais.
Ela assume a vaga do deputado Milton Vieira (Republicanos-SP), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo.
Suplências e Efetivações:
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, a partir de 9 de Novembro de 2021. Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2023-2027, a partir de 5 de Julho de 2023.
Renúncias:
Renunciou, como Suplente, ao mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, em 10 de Março de 2022 - Renúncia lida em Plenário no dia 10/03/2022, às 20h40.