Neto Evangelista é filho do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, João Evangelista Serra dos Santos (in memoriam) e de Georgina Mousinho Lima dos Santos. É casado com Thayanne Ribeiro Evangelista e pai de Maria Fernanda, João Gabriel e Manuela. Iniciou sua trajetória como parlamentar maranhense aos 22 anos, ainda em 2010.
Formado em direito, Neto Evangelista também foi servidor do Poder Judiciário, no qual serviu por três anos. Em sua primeira disputa eleitoral, 46 mil maranhenses escolheram dar ao jovem a oportunidade de ingressar na carreira política para fazer a diferença no Maranhão.
Ao tomar posse de seu primeiro mandato em 2011, o deputado estadual foi eleito 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2011/2013, chegando a ocupar a presidência interina da Assembleia Legislativa em 2012, sendo o mais novo presidente de Poder Legislativo das Américas, com apenas 23 anos.
Em 2015, ao ser reeleito deputado estadual do Maranhão, Neto Evangelista pediu licença do cargo para aceitar o convite do governador Flávio Dino e assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, uma das mais importantes pastas do Governo do Estado, que, nesta gestão, elegeu por prioridade atuar pelas políticas públicas no âmbito social, afim de resgatar a dignidade e erradicar os baixos índices de extrema pobreza do estado. Como reconhecimento dos trabalhos realizados, Neto Evangelista foi escolhido para compor a diretoria do Fórum Nacional de Secretários da Assistência Social (Fonseas).
Reeleito para o terceiro mandato com cerca de 50 mil votos, Neto Evangelista tem se dedicado à tarefa de se especializar em gestão pública, procurando aprofundar os conhecimentos que adquiriu quando secretário. Apesar de ainda jovem, tem a experiência necessária para bem representar o povo maranhense.
Sua atuação parlamentar em defesa dos maranhenses lhe garantiu, nos anos de 2015 e 2019, a reeleição para mais dois mandatos de deputado estadual. Neto Evangelista é autor de muitas leis que atendem diretamente aos problemas e anseios da nossa população.
É o caso da lei que determina a busca imediata de pessoa com até 18 anos, de pessoa com deficiência física, mental ou sensorial e de idosos desaparecidos. Outra lei importante é a que exige presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas exibições de eventos culturais e sociais no estado.
Ele também foi autor da lei que garante a devolução do valor pago por ingresso de evento cultural ou esportivo com atraso de 60 minutos e da lei que determinou a instalação de cabines individuais nos caixas de todas as agências bancárias e instituições financeiras com atuação no Estado do Maranhão.
A vaga para gestante em estacionamentos e a garantia da remarcação de testes de aptidão física para grávidas participantes de concurso público também são leis dentre tantas outras de autoria do deputado Neto Evangelista.
Além das proposições, Neto Evangelista também garantiu por meio de emenda parlamentar a implantação, na área Itaqui Bacanga, do primeiro Núcleo Ecológico da Defensoria Pública do Brasil, que facilitou o acesso da população à assistência jurídica integral e gratuita. Pelo menos 300 mil pessoas foram beneficiadas.
A realização do Mutirão “Mais Saúde, Menos Fila” no hospital Carlos Macieira também foi uma de suas iniciativas. Centenas de pessoas, que aguardavam há muito tempo na fila de espera para realização de cirurgias eletivas, puderam ser atendidas.
Não foi só como parlamentar que ele contribuiu para o desenvolvimento do estado e melhoria da qualidade de vida da população, Neto também foi gestor de uma das mais importantes Secretarias de Estado, a de Desenvolvimento Social. Lá desenvolveu projetos importantes que ajudaram a combater a extrema pobreza no Maranhão.
Foi ele o responsável pela ampliação, em todo o estado, da rede de Restaurantes Populares, de 6 para 25, deixando outros 20 prontos para serem inaugurados; dos Sistemas de Abastecimentos de Água, com a entrega de mais de 200 sistemas pelo programa Água para Todos; dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social CREAS, com a entrega de mais de 120 prédios mobiliados.
Além disso, ele idealizou e implantou o programa Banco de Alimentos, que atende mais de 100 creches comunitárias em São Luís no combate à fome e o desperdício de alimentos e o programa Mais Renda, que capacitou e incluiu no mercado de trabalho cerca de duas mil pessoas no ramo de alimentos e beleza.
Com o apoio político de várias frentes e com o suporte técnico do Democratas que comanda as duas capitais com gestões mais bem avaliadas no país, Salvador e Curitiba, o jovem e experiente Neto Evangelista está preparado para fazer uma gestão arrojada e de desenvolvimento para os ludovicenses.