Patrícia Lima Ferraz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 9 de janeiro de 1980. Ela é a filha mais velha de uma família de quatro irmãos. Patrícia formou-se em odontologia pela Universidade de Uberaba e mudou-se para o Amapá em 2002, onde se tornou a primeira profissional contratada do Programa Saúde da Família.
Atuação na área da odontologia
Durante sua carreira na odontologia, Patrícia Lima Ferraz coordenou o Programa Saúde Bucal no Amapá entre 2011 e 2013, período que marcou o auge da odontologia pública do estado. Em 2016, ela foi convidada para ser coordenadora nacional do Programa Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde. Além disso, Patrícia criou o programa "Dentistas Sem Fronteiras", um grupo de profissionais que percorreu comunidades e municípios do Amapá com orientações sobre saúde, direitos e atividades lúdicas para crianças.
Empreendedorismo social e política
Apaixonada por trabalhos sociais e voluntariado, Patrícia fundou o programa "Dentista Sem Fronteiras" e instalou dois gabinetes odontológicos no Centro de Prevenção ao Câncer - IJOMA, onde atuou como voluntária. Em 2017, Patrícia recebeu o título de Cidadã Amapaense pela Assembleia Legislativa do Amapá pelos serviços prestados à sociedade do estado.
Em 2014, Patrícia Ferraz concorreu ao cargo de deputada federal pelo PSC, conquistando a primeira suplência da coligação. Em 2018, aumentou sua votação em quase 30%, sendo a sétima candidata mais votada à Câmara Federal pelo estado do Amapá, com 12.950 votos. Em dezembro de 2019, assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados, durante licença do deputado federal Vinícius Gurgel (PL). Na Câmara, Patrícia atua em várias comissões, incluindo a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Comissão de Seguridade Social e Família - CSSF. Ela é reconhecida pelo trabalho de valorização do ser humano, combate à violência doméstica, defesa do acesso digno à saúde pública e trabalho pela valorização dos profissionais de saúde e combate à corrupção.