Jari de Oliveira nasceu em 18 de maio de 1973, no município de Volta Redonda. Casado, pai de dois filhos. É bacharel em Direito pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
Antes de ingressar na política, Jari trabalhou em empresas privadas e seu histórico profissional público inclui passagens pelo DETRAN/RJ – Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal de Volta Redonda; e Câmara Municipal de Volta Redonda.
Eleito para três mandatos consecutivos como vereador de Volta Redonda (2012/2016/2020). Sendo em 2016, o vereador mais votado do município com 4.392 votos, já pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Sua atuação política é pautada pela participação popular. Em 2013 lançou o projeto ‘Vereador no seu Bairro’, com visitas semanais a bairros diferentes de Volta Redonda. Os objetivos foram de explicar o papel do vereador, conversar com os moradores e conhecer as prioridades de cada localidade. O projeto foi realizado em todos os mandatos de Jari.
Ainda como vereador e pensando na ampliação da participação popular no mandato e na política, criou a Lei da Tribuna Livre, aprovada em 20217, que alterou o Regimento Interno da Câmara Municipal de Volta Redonda e passou a permitir a participação do cidadão nas sessões ordinárias da Casa.
Como deputado estadual, Jari implantou o ‘Deputado em sua Cidade’, uma versão ampliada para o Estado do Rio do projeto municipal, iniciando pelo Sul Fluminense.
Além da Participação Popular, Jari é defensor do bom uso do dinheiro público com inúmeras votações contra Projetos de Lei e Mensagens que gerassem gastos desnecessários e prejudicassem investimentos nos serviços públicos prestados à população.
Também exerce com afinco o papel de fiscalizador dos serviços públicos, principalmente no que diz respeito à Saúde, Educação, Assistência Social, Transporte Público e Infraestrutura.