Nascido em Presidente Getúlio, filho de Francisco e Ruth Stainsack, Nilson Stainsack teve uma infância humilde, sendo seu pai sapateiro e sua mãe padeira. Aos 12 anos, iniciou sua jornada de trabalho como balconista na loja de brinquedos H. Schattenberg & Cia. Ltda.
Formação e Carreira Profissional
Nilson ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e graduou-se em 1986 pela FURB (Universidade Regional de Blumenau). Durante seus estudos, trabalhou no IPESC, BESC e Banco do Brasil. Após sua formatura, abriu um escritório de advocacia em Presidente Getúlio, no qual atuou por mais de 20 anos.
Vida Familiar e Empresarial
Em 1987, casou-se com Maria Luzia Aparício Stainsack e tiveram três filhos: Schaiane, Natássia e Roges Nilson. Tornou-se sócio da Casa Barateira, atualmente conhecida como Lojas Presidente. Empreendedor bem-sucedido, Nilson adquiriu outras empresas que hoje compõem o grupo administrado por ele, incluindo Stainsack Transportes e Representações Ltda., Fazenda Vale dos Monos, Getucon Construções e Incorporações e Posto LP.
Atuação Esportiva e Comunitária
Nilson foi jogador de futebol por diversos clubes locais, fundador do Grupo de Escoteiros Acarajés, sócio fundador da CDL e ACIPG e atuou como Vice-Presidente da Comissão Pró-Construção do Ginásio da APAE e do Campus da UNIDAVI, além de Presidente da Comissão Pró-Construção do Quartel da Polícia Militar.
Carreira Política
Após candidatar-se a Prefeito de Presidente Getúlio nas eleições de 2004, 2008 e 2012, Nilson foi eleito duas vezes e exerceu mandatos de 2009 a 2016. Durante sua gestão, enfrentou desafios como a enchente no Alto Vale Catarinense em 2014 e implementou projetos como o "Canal Extravasor". Investiu em diversas áreas, como saúde, educação e infraestrutura, além de aumentar a arrecadação municipal e os salários dos professores.
Em 2015, assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI. Concorreu a Deputado Federal por Santa Catarina em 2018 pelo Partido Progressista (PP) e, com 61.148 votos, obteve a suplência. Tomou posse na Câmara dos Deputados em 9 de setembro de 2020, durante a 56ª Legislatura (2019-2023).