Waldemar de Andrada Ignácio de Oliveira nasceu em Recife, em 1972, e cresceu na capital pernambucana. Sua formação acadêmica inclui um bacharelado em Direito, concluído na Universidade Católica de Pernambuco.
Carreira política
Em 2018, Waldemar iniciou sua trajetória política como candidato a primeiro suplente na chapa de Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT), na disputa pelo Senado Federal. A chapa foi eleita, o que permitiu a Waldemar assumir o cargo de senador em algumas ocasiões, quando Humberto Costa se ausentou.
Em 2019, filiou-se ao partido Avante e assumiu o comando estadual da legenda em Pernambuco. Em 2022, Waldemar se candidatou a deputado federal pelo estado e obteve uma expressiva votação, com 141.386 votos, garantindo assim uma vaga na Câmara dos Deputados.
Posicionamentos políticos
Waldemar de Andrada se apresenta como um defensor das causas populares, principalmente aquelas relacionadas à educação e à saúde. Além disso, tem defendido a importância do diálogo e da união entre as diferentes forças políticas para a construção de um país mais justo e igualitário.
Futuro político
Com a eleição para o cargo de deputado federal, Waldemar de Andrada assume um novo papel na política brasileira. Seu desempenho como parlamentar e as bandeiras que defende serão importantes para avaliar o futuro político do político pernambucano.