Marcivania do Socorro da Rocha Flexa nasceu em 21 de junho de 1973, em Macapá, Amapá. É filha de um comerciante de farinha que, apesar de ter sido bem-sucedido, faliu e teve que vender a casa da família para pagar dívidas e garantir a sobrevivência. Mesmo com as dificuldades financeiras, Marcivania conseguiu se formar em Letras pela Universidade Federal do Amapá no início da década de 1990.
Carreira política
Em 2003, Marcivania filiou-se ao PT e começou a participar do núcleo de educadores. Em 2008, ela foi indicada pelo grupo para concorrer ao cargo de vereadora no município de Santana, mas não conseguiu ser eleita. Posteriormente, foi indicada para a Secretaria de Assistência Social na gestão do prefeito Antônio Nogueira, também do PT.
Em 2010, Marcivania candidatou-se à Câmara dos Deputados e foi a terceira mais votada do estado com 19.061 votos. Ela chegou a tomar posse no cargo, mas uma decisão posterior do Supremo Tribunal Federal reverteu a impugnação e a vaga migrou para Janete Capiberibe, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a mais votada. Marcivania passou para a suplência. Em 2012, ela candidatou-se à prefeitura de Santana, ficando em segundo lugar, e em 2014 novamente tentou uma vaga no Congresso Nacional, assegurando a vaga.
Em março de 2016, Marcivania anunciou a filiação ao PCdoB. Em 2018, foi reeleita deputada federal e em 2020 candidatou-se à prefeitura de Santana pela terceira vez, ficando em terceiro lugar e não sendo eleita.
Mandatos e suplências
Marcivania foi deputada federal pelo estado do Amapá nos mandatos 2011-2015, 2015-2019 (pelo PT) e 2019-2023 (pelo PCdoB). Assumiu como titular o mandato na primeira legislatura, mas foi afastada em virtude de nova totalização dos votos pelo TRE, passando à condição de suplente.
Atividades profissionais e estudos
Além da carreira política, Marcivania atuou como professora do governo do estado de Santana em 1992. Ela também é formada em Direito pela Universidade Federal do Amapá, em 2006.