Nascido em Rio Branco, no Acre, em 7 de fevereiro de 1977, Eann Styvenson Valentim Mendes mudou-se para Natal, Rio Grande do Norte, durante a adolescência. Foi nessa cidade que Styvenson construiu sua vida, se casou e se formou em Direito, com especialização em Direito Penal e Processual Penal.
Carreira Militar
Atraído pela carreira militar e movido pelo desejo de servir à sociedade potiguar, Styvenson entrou na Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte, formando-se oficial no final de 2003. Ele trabalhou no policiamento ostensivo, sempre guiado pelo compromisso com a segurança pública e integridade. Em 2009, como tenente, assumiu funções no Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).
Operação Lei Seca
Entre os anos de 2014 e 2016, Styvenson ganhou notoriedade coordenando a Operação Lei Seca. Sua conduta exemplar, com rigor no cumprimento da lei, levou o tenente ao posto de capitão. Além disso, ele se tornou conhecido pela sua atuação rigorosa e imparcial, garantindo o cumprimento da lei indistintamente.
Trabalho Comunitário
Em 2016, Styvenson assumiu o comando do patrulhamento na zona oeste de Natal, uma região marcada por altos índices de violência. Lá, além das atividades de rotina, ele liderou a reconstrução da escola municipal Maria Ilka de Moura, que estava em processo de degradação. A iniciativa contou com amplo apoio da comunidade e resultou em salas de aula lotadas em menos de um ano.
Entrada na Política
Impulsionado por um movimento popular, Styvenson decidiu se candidatar a um cargo eletivo em 2018. A despeito de sua resistência inicial, pois nunca havia planejado uma carreira política, ele aceitou o desafio e se candidatou ao Senado Federal. Com uma expressiva votação de 745.827 votos, Styvenson foi eleito senador da República pelo estado do Rio Grande do Norte.
Atuação no Senado
No Senado, Styvenson se comprometeu a focar em questões de educação de qualidade, segurança pública efetiva, assistência social para os mais necessitados e reforma política. Ele se destaca pela defesa da moralidade, transparência e respeito ao bem público. Suas palavras expressam seu compromisso: "Vou trabalhar pelo Brasil e pela população norte-rio-grandense. Os eleitores que acreditam em mim podem esperar, devolverei toda a representatividade com muito trabalho".