José Iran Menezes da Silva Júnior, é o terceiro dos cinco filhos do casal Iran Menezes, Engenheiro Civil, e de Maria José Pedrosa, servidora pública. Nascido em 19 de janeiro de 1979, passou sua infância em Maceió, capital alagoana, aonde trilhou seus primeiro anos de estudo, concluindo o ensino médio no Colégio Santa Madalena Sofia. Júnior Menezes, como é conhecido, ao longo de sua vida sempre esteve em União dos Palmares, local no qual cultivou boas memórias e estreitou laços duradouros até os presentes dias, amizades fortes que muito significam.
Deu início a sua trajetória profissional tão logo, aos 13 anos de idade, ajudando seu pai no mercadinho que tanto orgulhava a família. Tempos depois, já aos 17 anos de idade, passou a trabalhar na recém-inaugurada Mc Donald’s, empresa referência mundial, que se instalou no então nomeado Shopping Iguatemi. Pouco tempo depois, em 1999, nasce seu primogênito, Paulo Victor Menezes, um momento de enorme alegria e que trouxe consigo muitas responsabilidades. Almejando o melhor para sua família, Júnior iniciou um negócio de vendas de roupas e sapatos, como também passou a trabalhar com corretagem de imóveis junto a Márcio Raposo.
A carreira na política se inicia em 2005, onde atuou como Diretor da Secretária Municipal de Habitação de Maceió-AL até o ano de 2008. Já em 2009, novas portas se abriram e, à convite do Deputado Olavo Calheiros, trabalhou como assessor em seu gabinete da Assembleia Legislativa de Alagoas. Foi durante o período de atuação enquanto Assessor, que Júnior desenvolveu e lapidou o seu interesse pela política e pelas benesses em prol da população, advindas das boas ações realizadas pelos os que estavam ao seu redor. A partir disso, iniciou sua trajetória no ramo de obras, atuando como Diretor de Obras na construtora Cobra Engenharia, no qual foi responsável por obras de importância imensurável, como os acesso as cidades de Ouro Branco, Batalha, Inhapi e Pariconha. Também, trabalhou diretamente na obra que possibilitou o melhor acesso a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, bem como diversas obras de pavimentação em ruas de Maceió e recuperação de rodovias, à exemplo da AL-101.
Já em 2017, Júnior volta às suas origens, assumindo o compromisso perante a Secretária Municipal de Infraestrutura de União dos Palmares e, em resultado de um trabalho árduo e honesto, conquistou seu lugar de destaque na Secretaria, reorganizando-a, ao lado de toda a equipe, em todos os sentidos possíveis: seja quanto a estrutura física ou maquinário. Realizaram inúmeros mutirões de limpeza pública, a reforma de incontáveis praças espalhadas pela cidade, promoveu novos calçamentos e a reforma dos já existentes, melhorando a qualidade de vida em diversos bairros palmarinos, como Santa fé, Conjunto Sagrada Família e muitos outros. Às vésperas das eleições municipais, em 2019, seu nome passou a ser cotado por toda a equipe política que via, de perto, o trabalho exercido na prefeitura de União dos Palmares e, em especial, as melhorias entregues à frente da infraestrutura. Foi então em 2020 que, ao lado de Areski Freitas, candidato à Prefeito e amigo de longas datas, lutaram pelo avanço de União, compondo a chapa no cargo de Vice-Prefeito que, mais a frente se consagra como vitoriosa.
Atualmente, Júnior Menezes não poupa esforços e dedica suas atividades ao seu cargo, enquanto Vice-Prefeito e, também, como Secretário de Infraestrutura, implementando, cada vez mais, ações de extrema importância para o Município, desde acompanhamento de ações e fiscalização de obras, até a busca de recursos estaduais e federais que trazem investimentos ao Município, como a Reforma da Rodoviária e a Construção do Matadouro Municipal. O trabalho não para e Júnior se mantém à frente de obras de calçamento em diversos bairros como na Fazenda Frios, reformas de praças, como na Praça Santa Quitéria, além das constantes ações de manutenção e revitalização dos prédios públicos e, ainda, a dedicação à limpeza urbana e melhoria da qualidade de vida do povo de União dos Palmares. Falar de Júnior Menezes é falar de um filho amoroso, de um pai dedicado e um esposo companheiro. Ao lado de Alane, com o apoio de seus pais, Iran e Zeza, e de seus irmãos, e orgulhando seus três filhos: Paulo Victor, Guilherme e João Miguel, Júnior dedica todos os seus esforços, dia após dia, para ver sua cidade crescendo. Tem por objetivo a evolução da Terra dos Quilombos e continua a trabalhar para ver o povo palmarino tendo orgulho de quem os representa.