Fernando Collor de Mello, político brasileiro que vem de uma família com longa tradição na política. Seu avô materno, Lindolfo Collor, foi um político que ocupou vários mandatos e atuou como Ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas, sendo responsável pela elaboração e consolidação da legislação trabalhista brasileira,
O pai de Collor, Arnon de Mello, foi senador e governador de Alagoas. Desde a infância, Collor demonstrou interesse pela vida pública e acompanhou o pai nas atividades políticas. Formado em jornalismo e economia pela Universidade Federal de Alagoas, foi presidente do CSA, diretor da Gazeta de Alagoas e superintendente da Organização Arnon de Mello, que reúne as empresas de mídia da família.
Em 1979, aos 29 anos, tornou-se o mais jovem prefeito de Maceió, nomeado pelo governador Guilherme Palmeira. Em 1982, foi eleito deputado federal e, em 1986, governador de Alagoas, tornando-se nacionalmente conhecido por seu discurso incisivo e medidas impactantes, como corte de privilégios e supersalários no funcionalismo público.
Collor despontou como forte candidato na disputa pela Presidência e, em 1989, venceu a eleição contra adversários como Ulysses Guimarães, Mário Covas, Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi o presidente mais jovem da história do Brasil, assumindo o cargo com apenas 40 anos e sendo o primeiro a ser eleito diretamente pelo povo após o Regime Militar (1964-1985).
Ele governou o país por dois anos e meio, mas acabou renunciando à Presidência após ser submetido a julgamento político e isolado da classe política sem apoio do Congresso Nacional. Posteriormente, foi absolvido em dois processos que chegaram ao STF em 1994 e 2014.
Depois de mais de 10 anos afastado da política, Collor foi eleito senador por Alagoas em 2006 e reeleito em 2014, tornando-se o primeiro senador da história de Alagoas a ser o mais votado em todos os municípios do estado. Para a legislatura 2015-2019, assumiu a liderança do PTC e do Bloco Parlamentar Moderado (PTC-PTB-PR-PSC-PRB). É casado com a arquiteta Caroline Medeiros Collor de Mello, com quem tem cinco filhos.