Rubens Pereira e Silva Júnior nasceu em São Luís, no dia 16 de março de 1984. Ele é filho do ex-deputado Rubens Pereira e da ex-prefeita de Matões Suely Torres Pereira (PSB). A trajetória política de sua família inclui diversos mandatos e cargos públicos em diferentes cidades e estados do Brasil.
Formação Acadêmica
Rubens Júnior é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP).
Início da Carreira
A carreira política de Rubens Júnior começou quando foi eleito deputado estadual pelo PRTB em 2006, sendo reeleito em 2010 pelo PCdoB. Em 2014, foi eleito deputado federal, e em 2018 foi reeleito para mais um mandato na Câmara Federal. Ele é membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 2009.
Atuação como Deputado Estadual e Federal
Rubens Júnior foi um dos deputados estaduais mais jovens do país, tendo sido eleito com 35 mil votos aos 22 anos. Durante seu tempo na Câmara Federal, atuou em diversas frentes, como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional.
Votações Importantes
O deputado se posicionou contra o impeachment de Dilma Rousseff, a PEC do Teto dos Gastos Públicos, a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência. Em 2017, votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer.
Atuação em Comissões e Projetos
Rubens Júnior foi sub-relator da comissão especial que analisou a criação do novo Código do Processo Penal (CPP) e participou de decisões importantes para o Brasil nos últimos anos.
Secretarias e Pré-Candidatura
Em 2019, deixou a Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Maranhão, a convite do Governador Flávio Dino. Em 2020, foi lançado como pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB. Desde janeiro de 2021, está à frente da Secretaria de Estado de Articulação Política.
Filiação ao PT e Reeleição como Deputado Federal
Em março de 2022, Rubens Júnior se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, em outubro, foi reeleito deputado federal, com 91.872 votos.