João da Silva Maia nasceu na cidade Brejo da Cruz, Paraíba, em 1953. Formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele iniciou sua carreira profissional como secretário de planejamento da prefeitura do Rio de Janeiro em 1985, permanecendo no cargo até 1988.
Experiência na iniciativa privada e na gestão pública
Após essa experiência, João Maia foi secretário adjunto e coordenador de preços industriais do Ministério da Fazenda entre 1989 e 1992. Em seguida, voltou-se para a iniciativa privada, tornando-se diretor e sócio da empresa Fator Projetos, especializada em fusão, aquisição e reestruturação de empresas.
Carreira política
Em 2000, filiou-se ao Partido Liberal (PL) e, três anos depois, foi nomeado secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, durante o primeiro governo de Wilma de Faria (2003-2007). No mesmo ano, filiou-se ao Partido da República (PR) e tornou-se presidente da legenda no estado.
João Maia foi eleito deputado federal nas eleições de 2006 e reeleito em 2010, com mais de 200 mil votos. Na Câmara dos Deputados, participou da comissão permanente de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da qual foi primeiro vice-presidente, e presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).
Coordenador da bancada potiguar e candidato a vice-governador
Em 2014, João Maia foi escolhido como coordenador da bancada potiguar na Câmara dos Deputados e, nas eleições daquele ano, concorreu como vice-governador na chapa encabeçada por Henrique Alves, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em coligação com o PR e outros quinze partidos.
Reeleição como deputado federal
Em 2022, filiado ao Partido da República (PR), João Maia foi reeleito como deputado federal no Rio Grande do Norte com 104.254 votos. Sua atuação parlamentar é marcada pela defesa do desenvolvimento econômico e da geração de empregos no estado, bem como pelo compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população potiguar.