Jovenília Alves de Oliveira Monteiro nasceu em 16 de junho de 1977 no município de Piripiri, região Norte do Estado. Desde cedo começou a trabalhar na área de comunicação e descobriu no rádio sua grande paixão.
Em 1995, aos 18 anos, Jôve Oliveira fez seu primeiro programa de rádio e, desde então, passou a mostrar uma voz marcante, envolvente e, assim, ela ia abraçando as pessoas com suas palavras. Em 1999, já dirigia uma emissora de rádio, a FM 4 de Julho, emissora comunitária, mas que alcançou grande audiência com seu trabalho em Piripiri.
Durante 24 anos, Jôve Oliveira foi dando voz às pessoas mais humildes e divulgando campanhas comunitárias e através do rádio ela chegou ao coração dos ouvintes, das pessoas mais simples, mais esquecidas e se tornou uma referência em Piripiri.
Radialista por vocação e dedicação, Jôve Oliveira também se formou em Enfermagem pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI), demonstrando sua grande inclinação para cuidar da população mais pobre e vulnerável, por meio da nova profissão.
Em 2004, decidiu entrar na vida pública, inspirada pelo pai, vereador Abdias Alves Monteiro, que por cinco mandatos marcou a história da legislatura municipal pela postura intransigente nos seus princípios e opiniões. Era famoso pelo discurso forte, enaltecendo os valores humanos e belezas locais.
Outra inspiração veio dos irmãos vereadores Waldivielson Monteiro e Wilson Monteiro, ambos com vários mandatos na Cãmara de Vereadores. E também do tio, ex-prefeito e deputado estadual, Antônio Monteiro.
Naquela eleição de 2004, a jovem candidata Jôve Oliveira não foi eleita vereadora, ficando como suplente, mas ela não desistiu. Quatro anos depois, em 2008, foi eleita, conseguindo a reeleição em 2012, sendo uma das vereadoras mais atuantes daquele Poder Legislativo, por dois mandatos consecutivos.
Em 2008, os três irmãos, Jôve Oliveira, Waldivielson Monteiro e Wilson Monteiro entraram para a história do parlamento de Piripiri, ocupando três cadeiras como vereadores da Câmara Municipal, comprovando a forte inclinação para a vida pública.
Em 2014, ainda como vereadora em Piripiri, disputou a vaga de deputada federal pelo PTB ficando na suplência, obtendo mais de 15 mil votos, a maiora votação já alcançada para o cargo no município.
Dois anos depois, em 2016, disputou o cargo de prefeita de Piripiri e perdeu por apenas 227 votos, obtendo a expressiva votação de 17.729 votos.
Nas eleições de 2018, Jôve do Oliveira, agora vista com a maior liderança política sem mandato eletivo disputou o cargo de deputada estadual pelo PTB, obtendo 14.199 votos. Ficou com a 5ª suplência de deputada.
Assumiu o cargo de deputada pelo PTB, no dia 25 de agosto de 2020, onde permaneceu por poucos meses, após a sonhada vitória nas eleições municipais do mesmo ano, em 15 de novembro, para o cargo de prefeita de Piripiri.
Com 17.671 votos conquistados nas urnas, a então, deputada estadual Jôve Oliveira, se tornou a primeira prefeita eleita na história de Piripiri. Um feito histórico de uma mulher obstinada, incansável, vocacionada para a vida pública seja como comunicadora, profissional da saúde ou como liderança política do seu município.