Jeferson Oliveira Fernandes nasceu em 1970, na cidade de Santo Ângelo. Filho do casal Deniz e Dorvalina, aos 12 anos mudou-se para São Luiz Gonzaga. Já na década de 90, foi morar em Santa Rosa, onde concluiu o curso de Direito. É um filho das Missões, que no parlamento gaúcho luta pelo desenvolvimento da região Noroeste. Sua trajetória política iniciou na pastoral da juventude e no movimento estudantil, quando foi presidente do DCE da Unijuí.
Aos 18 anos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e em 1996, foi candidato a vereador em Santa Rosa e ficou na suplência. No ano seguinte, assumiu como assessor do então deputado estadual Elvino Bohn Gass. Como advogado, atuou no Direito Público e em defesa dos direitos humanos, na proteção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, principalmente no tema da educação. Acompanhou o processo de instalação dos IFETs na região e também foi um dos principais articuladores da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Nas eleições de 2010 e 2014, foi eleito deputado estadual à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na 54ª legislatura (2015 — 2019), presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde pautou o debate sobre o sistema prisional, a violação de direitos de crianças, mulheres, idosos e o preconceito e as discriminações por gênero, raça e classe social. Atua também na promoção da agricultura familiar e na defesa do Método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
Foi um crítico à política de segurança implantada pelo governo Sartori e um defensor do aumento dos efetivos das polícias gaúchas. É autor de proposta que proíbe a privatização do abastecimento de água e do serviço de esgotamento sanitário no RS. Também protocolou projeto que acaba com a aposentadoria especial dos deputados e a lei antinepotismo.
Conquistou o terceiro mandato na AL com 49.809 votos, nas eleições de 2018. Suas maiores votações foram em Santa Rosa (6.411), Santo Cristo (2.774) e São Luiz Gonzaga (2.605).