Evandro Rogério Roman nasceu em 3 de março de 1973 em Erval Grande, no Rio Grande do Sul. Ele começou sua carreira no mundo do futebol como goleiro em uma equipe de futebol de salão na cidade de Céu Azul, no Paraná. A pedido de amigos, passou também a apitar em algumas partidas, e em 1992 ingressou em um curso de arbitragem. No mesmo ano iniciou a faculdade de Educação Física, formando-se em 1996 pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel.
Árbitro de renome nacional e internacional
Roman se destacou como árbitro de futebol, atuando em jogos importantes tanto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Em janeiro de 2008, foi eleito para integrar o quadro de árbitros da FIFA, sendo um dos primeiros brasileiros a receber essa honraria.
Coordenador de Educação Física e Diretor de Centro Internacional de Estudos Científicos
Após se aposentar como árbitro, Roman se tornou coordenador do curso de Educação Física da FAG e também dirigiu o Centro Internacional de Estudos Científicos Aplicados ao Árbitro de Futebol na mesma instituição.
Secretário de Esportes do Paraná
Em dezembro de 2010, o governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou Roman como Secretário Especial do Esporte. No dia 16 de dezembro do mesmo ano, o governador sancionou a lei estadual que criou a Secretaria de Estado do Esporte, com Roman assumindo o cargo de Secretário de Estado do Esporte.
Eleito Deputado Federal e filiação ao Patriota
Em 2014, Roman se candidatou a Deputado Federal pelo Partido Social Democrático (PSD) e foi eleito com mais de 92 mil votos. Em 2018, ficou na primeira suplência do PSD nas eleições para a Câmara Federal, mas assumiu um novo mandato com o licenciamento de Ney Leprevost, que foi convidado para um cargo no governo do Paraná. Posteriormente, Roman se filiou ao Patriota.
Novas tentativas de eleição e carreira política atual
Em 2022, Roman se candidatou novamente a Deputado Federal pelo estado do Paraná, desta vez pelo Partido Progressista (PP), mas não obteve êxito e ficou como suplente. Atualmente, continua a atuar na política como membro do Patriota.