Jorginho Mello nasceu no dia 15 de julho de 1956, na cidade de Ibicaré, Santa Catarina. Filho de Oscar dos Santos Mello e Célia Maria Mello, Jorginho é casado com Elizete de Jesus Freitas Mello e pai de Bruno e Felipe Freitas Mello. Ele é formado em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1974-1977), e em Administração e Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1988-1993).
Carreira Bancária
Antes de entrar para a política, Jorginho Mello atuou no setor bancário. Foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), de 1975 a 2002.
Início na Política
Jorginho começou sua carreira política aos 18 anos, quando foi eleito vereador de Herval d'Oeste pelo Aliança Renovadora Nacional (ARENA) em 1976. Ele fez história ao se tornar o mais jovem Presidente de Câmara do Brasil, entre 1977 e 1978. Também atuou como tesoureiro da União de Vereadores de Santa Catarina em 1979.
Deputado Estadual
Sua jornada no Legislativo de Santa Catarina começou quando foi eleito Deputado Estadual em 1995 pelo Partido Liberal (PL), e se reelegeu por mais três mandatos consecutivos, passando por partidos como o PSDB e o PR. Ao longo dos anos, Jorginho teve papel importante em diversas comissões, principalmente as relacionadas à educação, finanças e tributação.
Governador Interino
Durante seu mandato como deputado estadual, Jorginho assumiu a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e, por consequência, atuou como Governador interino do estado de 9 a 20 de outubro de 2009.
Deputado Federal e Senador
Após quatro mandatos como Deputado Estadual, Jorginho se elegeu Deputado Federal por Santa Catarina pelo PSDB em 2011. Como parlamentar, foi considerado o segundo mais atuante do Congresso Nacional, segundo a Revista Veja, em 2011. Em 2018, foi eleito Senador por Santa Catarina pelo PR, tendo se destacado como Presidente do partido em Santa Catarina e como Vice-Líder do Governo no Congresso.
Governador de Santa Catarina
Em 2022, Jorginho Mello chegou ao cargo mais alto do Poder Executivo estadual. Foi eleito Governador de Santa Catarina com 70,64% dos votos válidos, tendo como Vice-governadora Marilisa Boehm, também do PL.
Considerações Finais
A trajetória de Jorginho Mello se desenha com consistência, passando por todos os principais níveis de poder legislativo e executivo de seu estado. Com experiência nas mais diversas frentes, seu histórico demonstra uma carreira política sólida e versátil, sempre em busca de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina.