Valdir Vital Cobalchini nasceu em São Lourenço do Oeste, em 7 de setembro de 1963, filho de João Cobalchini e Alivia Cobalchini. Formou-se em Direito pela Universidade do Contestado. É casado com Lívia Cobalchini e tem três filhos.
Carreira política
Valdir Cobalchini iniciou sua carreira política na década de 1980 em Brasília, atuando no gabinete do Senador da República Casildo Maldaner. Em Santa Catarina, foi nomeado Diretor Geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste em 1988 e atuou como chefe de gabinete do governador Paulo Afonso entre 1994 e 1997.
Em 2003, substituiu o deputado estadual Moacir Sopelsa por um mês e, no mesmo ano, assumiu o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, que ocupou até 2008. Foi eleito suplente para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2006, assumindo o mandato em 2009.
Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e ocupou o cargo de Secretário de Estado da Infraestrutura. Nas eleições de 2014 e 2018, foi reeleito e tornou-se líder do Governo na Assembleia e líder da bancada do MDB.
Em 2022, foi eleito deputado federal por Santa Catarina, com 98.124 votos.
Atuação política
Valdir Cobalchini tem uma trajetória marcada por atuações na gestão pública, tendo ocupado cargos como Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Secretário de Estado da Infraestrutura, presidente dos conselhos de administração da COHAB e do CIASC, além de líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Durante seus mandatos como deputado estadual, Cobalchini também ocupou o cargo de presidente do conselho de administração do DETER e foi reeleito nas duas eleições seguintes, sendo nas três ocasiões o candidato mais votado de seu partido.
Como deputado federal, pretende continuar atuando em defesa dos interesses de Santa Catarina e do país.