Lincoln Tejota é um político brasileiro natural de Goiânia, nascido em 4 de março de 1984. Filho de Sebastião Tejota, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), e Betinha Tejota, ex-deputada estadual, Lincoln cresceu em um ambiente político e sempre participou de atividades relacionadas à área desde jovem.
Formado em Direito pela Faculdade Padrão e em Gestão de Órgãos Públicos pela Uni-Anhanguera, Lincoln iniciou sua carreira política em 2010, quando foi eleito deputado estadual pelo PT do B com apenas 26 anos, tornando-se o deputado mais jovem daquela legislatura. Durante seu primeiro mandato, presidiu a Comissão de Saúde e Promoção Social e foi membro de outras comissões importantes, como a de Tributação, Finanças e Orçamento.
Em 2014, foi reeleito para o cargo de deputado estadual com 45.091 votos, sendo o terceiro mais bem votado em Goiás naquele ano. Durante seu segundo mandato, Lincoln se destacou como defensor do municipalismo, representando municípios de todas as regiões do estado, com maior representatividade na região Norte. Ele também criou a Frente Parlamentar Ambientalista do Estado de Goiás e foi um dos parlamentares mais atuantes em prol da causa ambiental no estado.
Em março de 2018, Lincoln se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e assumiu o diretório estadual da legenda em Goiás, que presidiu até maio de 2019. Nesse mesmo ano, recebeu o convite do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), para ser seu candidato a vice-governador na chapa liderada por ele. Lincoln aceitou o convite e, juntos, foram eleitos com mais de 1,7 milhão de votos, definindo a eleição no primeiro turno.
Em 2020, Lincoln se transferiu para o Cidadania, levando o partido para a base aliada de Ronaldo Caiado. Com ele, mais de 70 prefeitos se filiaram à legenda para disputar as eleições municipais. No entanto, em 2022, a convite do governador, Lincoln se filiou ao União Brasil para disputar a eleição de deputado estadual, sendo eleito com 41.456 votos.
Durante sua trajetória política, Lincoln Tejota se destacou pela defesa do municipalismo, da causa ambiental e da gestão eficiente de órgãos públicos. Ele também se tornou uma importante liderança política em Goiás, sendo reconhecido pela sua capacidade de diálogo e gestão, além de ter sido eleito vice-governador do estado em 2018.