O vice-governador eleito de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, é um advogado e professor com vasta experiência política. Ele foi eleito ao lado do governador Romeu Zema, nas eleições de 2022, com mais de seis milhões de votos. Nascido em Gurupi, no Tocantins, Simões se formou em Direito pela Faculdade Milton Campos e possui mestrado em Direito Empresarial. Ele também é produtor rural de grãos nos estados do Tocantins e Maranhão.
Carreira profissional
Além de advogado e produtor rural, Simões é procurador concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desde 2013 e sócio de empresas de consultoria. O nome "Professor Mateus" vem do fato de que ele é professor há mais de 19 anos, tendo lecionado na Fundação Dom Cabral e na Faculdade de Direito Milton Campos. Foi na Milton Campos que conheceu sua esposa, também professora.
Carreira política
A carreira política de Simões começou em 2016, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte pelo partido Novo. Em 2018, ele coordenou a transição de Governo de Minas na equipe do governador Romeu Zema. Simões também foi responsável pelo pedido de cassação do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Wellington Magalhães, afastado das atividades parlamentares após ser preso em uma operação que investigava desvio de dinheiro público por meio de contratos.
Em 2020, Simões assumiu o cargo de secretário-geral, licenciando-se do mandato de vereador da capital. No mesmo ano, ele foi coordenador da transição de Governo Municipal em Joinville. Em 2022, foi eleito vice-governador de Minas Gerais.
Professor Mateus Simões é uma figura experiente na política mineira e brasileira, com vasta experiência em advocacia, consultoria e ensino superior. Sua atuação como vereador e coordenador de transições de governo em diferentes municípios demonstram seu compromisso com a gestão pública eficiente e transparente. Como vice-governador, espera-se que Simões continue a contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais e a promoção de políticas públicas de qualidade para os cidadãos.