Valéria Muller Ramos Bolsonaro nasceu em Santos-SP, mas vive em Campinas-SP desde 1985.
É casada com Luis Oscar Bolsonaro e mãe de duas meninas. É Professora, se formou em Biologia pela PUC-Campinas e possui especialização em educação infantil e psicopedagogia.
Sendo a filha mais velha do senhor Ricardo Ramos, começou a trabalhar bem cedo, ainda durante o magistério. Começo a lecionar em 1987 na rede estadual, até ser efetivada na rede municipal em 1993, participando da educação infantil, de jovens e de adultos. Concorreu ao cargo de vereadora em 2016, entretanto, não logrou êxito. Em 2018 saiu vencedora nas urnas com 54.519 votos para Deputada e deixou a sala de aula. Desde a sua formação e vivencia na sala de aula não se rendeu ao lado da monotonia de uma didática ultrapassada, buscou enfrentar os arcaicos protocolos de educação infantil e estabeleceu como proposta mudar o seu entorno. Estava descontente com o atual quadro da Educação no Estado, o que a levou a pleitear e assumir logo no primeiro semestre do mandato, uma cadeira na Comissão de Educação e Cultura do parlamento paulista, como membro efetivo. Não obstante, foi chamada à responsabilidade de enfrentar sua primeira CPI, a da Gestão das Universidades Públicas, onde assumiu o desafio com louvor de ser escolhida a relatora final, prestigiada por maioria na aprovação do relatório dos trabalhos.
Valeria Bolsonaro também defende causas como Inclusão das Pessoas com Deficiência e Combate ao Câncer, alem de compor outras frentes parlamentares como a do desenvolvimento têxtil e de apoio ao agronegócio.
Sua militância em prol da família, dos vulneráveis e dos valores cristãos tornaram-se uma marca dos debates acalorados que a parlamentar enfrentou na tribuna da Assembleia Legislativa.
…Fazendo diferença para transformar o futuro…
Discreta na Assembleia de SP, Valéria Bolsonaro quer escola sem ideologia
Deputada estadual do PSL é casada com parente distante do presidente Jair Bolsonaro