A estudante cotista do curso de Administração Pública e Social na UFRGS Bruna Liege da Silva Rodrigues foi eleita para o seu primeiro mandato de deputada estadual com 51.865 votos. Ela foi a quarta mais votada em Porto Alegre, cidade na qual exerce desde 2020 mandato de vereadora. Nas urnas da capital, somou 26.805 indicações.
Nascida e criada na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, é filha de uma gari e considera-se também “filha das políticas sociais”. Conduzida à Câmara de Vereadores com mais de cinco mil votos, integra a primeira bancada negra do Legislativo municipal, construindo seu mandato tendo como pilares a luta antirracista, os direitos das mulheres, a juventude e o movimento popular comunitário. É autora do projeto que institui a Política de Saúde Integral da População Negra de Porto Alegre, do Programa Municipal de Apoio Social e Psicológico de Crianças e Adolescentes que se Tornaram Órfãos devido à Perda de Mães ou Responsáveis Vítimas de Feminicídio e do requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua de Porto Alegre.
Bruna tem 35 anos e já presidiu a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA) e a União da Juventude Socialista (UJS). Além disso, é presidente do PCdoB em Porto Alegre, sendo a primeira mulher negra a dirigir um partido político na cidade. Foi também assessora de Manuela D’ Àvila (PCdoB), quando ela exerceu mandato de deputada estadual.