Nasceu em 4 de maio de 1974, em Chapecó/SC. É tradicionalista, casado e pai de quatro filhos, sendo dois adotivos. Graduado em Administração e Pós-Graduado em Gestão Pública.
Trabalhou como locutor e comentarista em emissoras de rádio e televisão.
Em Pinhalzinho/SC, foi eleito Vereador (2004) e duas vezes Prefeito (2009-2016).
Nas eleições de 2018, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 18.474 votos, tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023). Atualmente, lidera a Bancada do PT, integra a Bancada do Oeste e participa das seguintes Comissões Permanentes:
Constituição e Justiça;
Defesa dos Direitos do Idoso - Vice-Presidente;
Direitos Humanos - Vice-Presidente;
Proteção Civil;
Segurança Pública;
Trabalho, Administração e Serviço Público;
Turismo e Meio Ambiente - Vice-Presidente.
O Deputado participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa, instalada em 05/05/2020 - para investigar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo governo de Santa Catarina.
O Deputado integrou a Comissão Especial (instalada em 27/08/2020) que analisou o pedido de impeachment do Governador Carlos Moisés, da Vice Daniela Reinehr e do Secretário da Administração Jorge Eduardo Tasca, sobre denúncia de crime de responsabilidade na concessão de reajuste salarial dos procuradores do Estado, visando à equiparação remuneratória com os procuradores da Assembleia.
A partir de 22 de setembro de 2020, Fabiano passou a integrar e presidir a Comissão Especial de Deputados(as) que analisou o segundo pedido de impeachment do Governador, Carlos Moisés, e da Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, referente à compra de 200 respiradores, pagos e não entregues, e à contratação de hospital de campanha a serem utilizados no enfrentamento da COVID-19, etc.
O Deputado integrou o 2º Tribunal Especial, composto por Deputados e Desembargadores, instalado em 30/10/2020, que julgou o segundo pedido de impeachment contra o Governador Carlos Moisés, no caso de crime de responsabilidade na compra dos 200 respiradores, pagos antecipadamente e não entregues; ao prestar informações falsas à CPI dos Respiradores; no processo de contratação do hospital de campanha de Itajaí; e ao não adotar procedimentos administrativos contra os ex-secretários de Estado Helton Zeferino e Douglas Borba.
Prêmios recebidos
Idealizador do Consórcio Intermunicipal de Asfalto, 2010.
Terceiro Lugar Gestão Ambiental do Brasil, 2011.
Prêmio Integración Latinoamericano - Mérito Administrativo, em reconhecimento a sua relevante liderança, exemplos, trabalhos, projetos e programas desenvolvidos para consolidar a Integração Educacional no Estado de Santa Catarina, com reflexos positivos nos demais Estados da Federação e países do Mercosul, 2012.
Prefeito Educador do Brasil, 2012.
Primeiro Lugar Regional - Prêmio Município Sustentável, 2014.
Prefeito Empreendedor do SEBRAE de SC, 2015.
Melhor Programa Agrícola do Estado de SC, 2015.