Moses Haendel Melo Rodrigues é um empresário e político brasileiro, nascido em Sobral no dia 6 de junho de 1978, e filiado ao partido União Brasil (UNIÃO). Ele é filho do educador e empresário Oscar Rodrigues Júnior e de Lourença Melo Rodrigues, e tem cinco irmãos. Moses Rodrigues é casado e pai de três filhos.
Ele é bacharel em administração de empresas, licenciado em história e geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), possui especialização em psicopedagogia institucional pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), mestrado em administração pela Universidade de La Empresa e doutorado em gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Entre os anos de 1997 e 2009, Moses Rodrigues atuou como inspetor da guarda municipal de Sobral. Em 2005, assumiu a pró-diretoria administrativa do Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA), e em 2009 tornou-se diretor administrativo de três outras instituições de ensino: Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI), Faculdade Internacional do Delta (FID) e Instituto de Educação Profissional Técnico de Nível Médio Lourenço Caetano (INTEC). Ele permaneceu como diretor em todas as instituições até 2014, quando decidiu ingressar na carreira política.
Trajetória Politica
Em 2014, Moses Rodrigues decidiu ingressar na política e foi eleito deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), com 147.044 votos, obtendo a sétima maior votação do estado do Ceará. Ele tomou posse na Câmara Federal em 1 de fevereiro de 2015.
Como deputado federal, Moses Rodrigues foi selecionado pela embaixada americana como um dos líderes políticos promissores no Brasil e participou do seminário "Young Political Leaders" (Jovens Líderes Políticos) nos Estados Unidos em fevereiro de 2016, juntamente com outros seis políticos brasileiros.
Em 2016, Moses Rodrigues deixou o PPS e filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Ele votou a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff e posteriormente votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017, apoiou a Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017, votou contra o processo que pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.
Nas eleições de 2018, Moses Rodrigues foi reeleito com 128.526 votos pelo partido MDB. Já nas eleições de 2022, foi eleito pelo partido União Brasil com 113.294 votos.
Licenças
Durante a Legislatura 2019-2023, Moses Rodrigues licenciou-se do mandato de Deputado Federal em duas ocasiões. A primeira foi um Afastamento Conjunto Consecutivo, com duração de 2 dias para Licença para Tratamento de Saúde e 120 dias para Licença para Tratar de Interesse Particular, a partir de 9 de Outubro de 2019. Moses reassumiu o mandato em 8 de Fevereiro de 2020. A segunda licença ocorreu em um Afastamento Conjunto Consecutivo, com duração de 1 dia para Licença para Tratamento de Saúde e 120 dias para Licença para Tratar de Interesse Particular, a partir de 3 de Agosto de 2022.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos
Antes de ingressar na carreira política, Moses Rodrigues atuou como Pró-Diretor Administrativo das Faculdades INTA, em Sobral, CE, entre os anos de 2005 e 2014.
Estudos e Cursos Diversos
Moses Rodrigues possui um Doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, concluído entre os anos de 2011 e 2016.