Mariana Carvalho nasceu em São Paulo, em 1986, filha de uma jornalista, advogada, economista e bacharel em história e de um médico psiquiatra que já foi vereador, deputado federal e vice-governador de Rondônia. Formou-se em Direito e Medicina e atualmente está concluindo a residência médica em Cardiologia.
Militância Política
Desde seus 16 anos, Mariana milita no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ao longo dos anos, ocupou vários cargos dentro do partido, como presidente do PSDB Jovem de Rondônia, secretária nacional de políticas públicas para mulheres jovens do PSDB nacional e vice-presidente nacional do PSDB.
Carreira Política
Em 2008, foi eleita vereadora de Porto Velho, com 1.829 votos. Em 2012, concorreu à prefeitura da cidade, sendo a candidata mais jovem do país na época. Embora tenha alcançado a terceira colocação, com 17,88% dos votos, não declarou apoio a nenhum dos candidatos classificados para o segundo turno.
Em 2014, foi eleita deputada federal por Rondônia, com 60.324 votos, sendo a terceira candidata mais votada do estado e a mais votada da coligação "Frente Muda Rondônia II". Em março de 2015, tornou-se vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados e, posteriormente, assumiu uma das vice-presidências do partido na Executiva Nacional.
Na Câmara, votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, da PEC do Teto dos Gastos Públicos e da Reforma Trabalhista. Em fevereiro de 2017, foi eleita 2ª Secretária da Câmara dos Deputados, com 416 votos. Foi reeleita nas eleições de 2018 para seu segundo mandato na câmara federal e atualmente preside o PSDB em Rondônia.