Matheus Araujo Laiola, mais conhecido como Delegado Matheus Laiola, nasceu em Cândido Mota, interior do estado de São Paulo, em 24 de dezembro de 1982. Formou-se em direito na cidade de Marília, também em São Paulo, em 2006.
Em 2007, foi aprovado em concurso público para ser delegado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais na cidade de Varginha, na Delegacia de Furtos e Roubos. Posteriormente, fez pós-graduação em Segurança Pública, em Direito Constitucional, em Gestão Pública e em Investigação Criminal e Psicologia Forense.
Trajetória na Polícia Civil do Paraná
Em 2008, tornou-se delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná na cidade de Toledo e, posteriormente, trabalhou nas cidades de Realeza e Castro. Em 2012, foi para a cidade de Foz do Iguaçu, onde trabalhou para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Em 2013, transferiu-se para Curitiba, onde trabalhou nas Delegacias de Furtos e Roubos, Estelionatos e Cargas, 7° Distrito Policial da Capital. Também trabalhou para a COPE (Coordenação de Operações e Recursos Especiais).
Desde 2019, atua na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, com destaque para a proteção animal. Sua atuação na defesa dos direitos dos animais lhe rendeu notoriedade e reconhecimento.
Carreira política
Em 2022, Delegado Matheus Laiola candidatou-se ao cargo de deputado federal pelo União Brasil (UNIÃO) e foi eleito com 132.759 votos, tornando-se um dos novos nomes na Câmara dos Deputados. Sua plataforma política é voltada para a segurança pública e a proteção dos direitos dos animais.