Carlos Alberto de Sousa Rosado Segundo, mais conhecido como Beto Rosado, é um engenheiro agrônomo e político brasileiro que exerce o segundo mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Norte, filiado ao Progressistas. Com formação acadêmica na UFERSA e especialização em Gestão Empresarial pela FGV, Beto Rosado é um defensor da geração de emprego e renda no estado.
Família e formação acadêmica
Filho do ex-deputado Betinho Rosado e da assistente social Mary Simone Barrocas Rosado, Beto é neto do ex-governador do Rio Grande do Norte, Dix-Sept Rosado. É casado com a engenheira agrônoma Anne Katherine de Holanda Bezerra Rosado, com quem tem um filho, Teodoro Dix-Sept Rosado.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Beto Rosado é especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Carreira política
Beto Rosado iniciou sua carreira política como Subsecretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Mossoró, durante a gestão da prefeita Cláudia Regina (DEM), onde implantou um complexo Plano de Enfrentamento à seca. Em 2014, conquistou seu primeiro mandato eletivo como deputado federal, obtendo 64.445 votos. Em 2018, foi reeleito para um novo mandato, após ter conseguido uma vaga como suplente, obtendo 71.092 votos.
Atuação na Câmara dos Deputados
Na Câmara Federal, Beto Rosado se destacou por sua atuação em defesa da geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte. Autor de 43 projetos de Lei na Câmara dos Deputados, também fez parte de diversas comissões na casa legislativa, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça. Em 2021, foi escolhido para ser membro titular na Comissão de Minas e Energia.
Conquistas para o Rio Grande do Norte
Beto Rosado também conquistou diversas vitórias para o estado do Rio Grande do Norte, especialmente na área da geração de emprego e renda. Entre elas, destaca-se a publicação do decreto presidencial que tornou o sal bem de interesse social; a luta pela exportação do melão potiguar para a China; e a luta pela construção do Ramal Apodi, que traz as águas da Transposição do Rio São Francisco para a região Oeste Potiguar.