Rodrigo Santos Cunha é um advogado e político brasileiro filiado ao partido União Brasil (UNIÃO). Atualmente ocupa o cargo de Senador da República pelo estado de Alagoas. Ele é filho do ex-deputado federal Ceci Cunha, assassinado em 1998.
Família e Educação Rodrigo Cunha nasceu em 11 de maio de 1981, em Arapiraca, Brasil. Ele é filho do médico Ceci Cunha e do empresário Juvenal Cunha.
Cunha formou-se em Direito pela UFAL em 2005, e posteriormente fez pós-graduação em Direito do Consumidor na Uniderp e em Gestão Estratégica de Negócios no ISLA.
Em 1998, a mãe de Cunha, junto com o pai e a avó, foram assassinados a tiros por ordem do substituto do deputado, que pretendia assumir seu cargo no Congresso.
Em 2018, Cunha se separou de Lavínia Cavalcanti, com quem foi casado e teve dois filhos, João Juvenal, nascido em 2008, e Luna Ceci, nascida em 2011.
Carreira Política
Nas eleições estaduais de 2014, Cunha foi o deputado estadual mais votado em Alagoas, com 60.759 votos.[4] Foi Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Informação, Vice-Presidente da Comissão de Administração e membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública e da Comissão de Transportes, Comunicações, Serviços e Obras Públicas.
Senador da República Nas eleições estaduais de 2018, Cunha foi eleito Senador da República por Alagoas, com 895.738 votos, o que representa 34,42% dos votos válidos. Ele se tornou o senador mais votado em seu estado.
Embora eleito pelo PSDB, Cunha fez uma campanha independente. No início da disputa eleitoral, manifestou insatisfação com a coligação de seu partido para as eleições para o governo estadual e continuou fazendo campanha sem associar sua imagem à chapa majoritária do partido.
Em junho de 2019, Cunha votou contra o Decreto de Armas do governo, que relaxou o porte de armas e as leis de porte de armas para os cidadãos.
Em fevereiro de 2021, foi eleito Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal para o mandato 2021-2022.