Darci de Matos nasceu no Paraná, filho de uma família de agricultores. Com 16 anos de idade mudou-se para Joinville, onde se formou técnico na Escola Agrícola de Araquari.
Carreira como Servidor Público
Em seguida foi servidor público na Fundação Municipal 25 de Julho, prestando assistência técnica aos agricultores. Também trabalhou como locutor na Rádio Colon.
Engajamento Político
Foi eleito presidente da Associação dos Servidores Públicos de Joinville. Cursou a Faculdade de Economia UINIVILLE e fez Pós-Graduação em Administração e Marketing. Teve participação ativa no movimento estudantil contra o aumento das mensalidades escolares e pela federalização da Univille.
Atuação como Vereador
Em 2000 Darci de Matos foi eleito vereador em Joinville e reeleito em 2004. Durante os seis anos como vereador foi escolhido presidente da Câmara por duas vezes.
Projetos na Câmara
Neste período aboliu o recesso parlamentar de julho e o pagamento pelas sessões extraordinárias no final do ano; criou a TV Câmara, o jornal Câmara & Cidadania e a revista Joinville Ontem & Hoje; abriu vagas para estagiários com deficiência física e implantou o programa Vereador Mirim; colocou em funcionamento a Ouvidoria da Câmara, implantou o controle de qualidade ISO 9001 nos serviços internos do Legislativo e construiu o novo prédio da Câmara de Vereadores.
Atuação como Deputado Estadual
Em 2006 foi eleito deputado estadual, reeleito nas eleições de 2010 e 2014.
Disputas Eleitorais
Em 2008 e em 2016 foi candidato a prefeito de Joinville, chegou ao segundo turno, mas não se elegeu. Nas eleições de 2018, Darci de Matos foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina, pelo PSD.
Projetos no Congresso
Autor de diversas leis, entre elas a que amplia os valores destinados às bolsas de estudo do Art. 171 destinadas aos estudantes do sistema ACAFE; a que concede isenção de ICMS aos ostomizados na compra de automóvel; a que determina fornecimento de merenda escolar diferenciada aos estudantes com doença celíaca, diabetes, intolerância à lactose e hipoglicemia nas escolas públicas. É um grande defensor dos Bombeiros Voluntários de SC e defende a causa há muitos anos.
Disputa Eleitoral de 2020
No pleito de 2020, Darci disputou o cargo de Prefeito de Joinville/SC, pelo PSD, mas não foi eleito.
Atualidade
Em 2022, tentou se eleger deputado federal em Santa Catarina, mas não alcançou os votos suficientes ficando como suplente.
Licenças:
Licenciou-se do mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2019-2023, em Afastamento Conjunto Consecutivo, sendo 1 dia(s) para Licença para Tratamento de Saúde e 120 dia(s) para Licença para Tratar de Interesse Particular, a partir de 2 de Setembro de 2020. Reassumiu, em 1 de Janeiro de 2021.
Suplências e Efetivações:
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado(a) Federal, na Legislatura 2023-2027, a partir de 1 de Agosto de 2023.