Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro nasceu em Londrina, em 29 de maio de 1991. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2014. Durante a faculdade, em 2012, presidiu o Diretório Central dos Estudantes da UEL. Tornou-se conhecido por seu ativismo pró-vida e pró-família, participando de ações contra o aborto e a ideologia de gênero em Londrina.
Início na Política
Inicialmente ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), Filipe Barros se desligou do grupo em 2018 para ingressar no PSL-PR. Sua primeira disputa eleitoral ocorreu em 2016, quando se elegeu vereador em Londrina pelo PRB, com mais de 4 mil votos.
Deputado Federal
Em 2018, Filipe Barros se elegeu deputado federal pelo Paraná, pelo PSL, com 75 mil votos. No governo de transição Temer-Bolsonaro, contribuiu na criação e estruturação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Atuação no Congresso
Barros atuou como presidente nacional da juventude do PSL e primeiro vice-líder na Câmara dos Deputados. Participou do ParlaSul e integrou diversas comissões no Congresso Nacional, incluindo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Reforma da Previdência, Reforma Tributária e CPMI das Fake News.
Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos
Em 2019, Jair Bolsonaro indicou Filipe Barros como conselheiro e único representante do Poder Legislativo na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Aliança pelo Brasil
Atualmente, Barros é coordenador no Paraná da criação do Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Bolsonaro.
Reeleição em 2022
Nas eleições de 2022, Filipe Barros foi reeleito deputado federal pelo Paraná, com 249.507 votos.