REINALDO DE SOUZA ALGUZ é engenheiro agrônomo por formação e empresário na cidade de Dracena. É conferencista ligado à Renovação Carismática Católica (RCC) e fundador da Sociedade Irmãos da Misericórdia (SIM).
Ingressou na vida pública em 2006, elegendo-se deputado estadual de São Paulo pelo Partido Verde com 47.192 votos, sendo reeleito outras três vezes (2010 com 78.964 votos, 2014 com 122.900 votos e 2018 com 114.352 votos).
Sua atuação parlamentar se destaca pelo incentivo à economia sustentável com proteção aos recursos naturais, desenvolvimento do Oeste do Estado e defesa da saúde e da vida humana baseadas nos princípios cristãos.
Atualmente, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é líder do Partido Verde e membro titular das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação. No âmbito legislativo, atua fortemente no projeto de reativação da malha ferroviária paulista, que visa a mudança da matriz de transporte do estado e na instalação de usinas fotovoltaicas que têm em vista o abastecimento do setor energético com energia limpa e sustentável trazendo maior desenvolvimento ao estado.
É de sua autoria três leis de grande repercussão econômica e ambiental: a Lei nº 14.691 , que prevê o uso de pneus já utilizados na conservação de rodovias; a Lei nº 15.303 , que incentiva o uso de óleo lubrificante reciclado; e a Lei nº 15.562 , que determina às maternidades a prestação de assistência especial às mães cujos bebês tenham deficiência ou doença que exija tratamento continuado. Seu trabalho tem como pauta a construção da unidade, pois a credita que a união entre os diversos setores da sociedade e do poder público é o melhor caminho para promover o consenso democrático e contribuir para o bem comum