Gilberto Gomes da Silva nasceu em 1º de abril de 1981, na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, Paraíba. Filho do sargento Geraldo Gomes da Silva e da professora Maria Santana da Silva, Gilberto Silva cresceu em um ambiente de família militar e estudou para seguir a mesma carreira. Formou-se bacharel em Direito e especialista em Segurança Pública.
Carreira Militar
Em 2002, com apenas 20 anos, Gilberto Silva ingressou na Polícia Militar da Paraíba, iniciando sua carreira como soldado. Ao longo dos anos, passou por diferentes grupos policiais, como rádio patrulha, batalhão de choque e força nacional de segurança pública.
Atuação em Operações Especiais
Como membro da Força Nacional de Segurança Pública, Gilberto Silva participou de importantes operações especiais no país. Em 2007, atuou na segurança dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, fazendo a segurança do Complexo do Alemão. Posteriormente, atuou na segurança da Penitenciária de Pedrinhas, no estado do Maranhão.
Primeiras Candidaturas
Gilberto Silva iniciou sua carreira política em 2014, quando concorreu a deputado estadual pelo PROS, mas não foi eleito. Em 2016, concorreu a vereador em João Pessoa pelo PRB, obtendo 1.951 votos e ficando como suplente.
Eleições de 2018
Em 2018, concorrendo pelo PSL, Gilberto Silva foi eleito deputado estadual da Paraíba, com 23.273 votos, tornando-se um dos 36 membros da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Mudança de Partido e Eleições de 2022
Com a fusão do PSL com o DEM, que resultou na criação do União Brasil, Gilberto Silva deixou o PSL e ingressou no Partido Liberal (PL) em março de 2022. Nesse mesmo ano, ele cogitou concorrer ao governo da Paraíba, mas optou por disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito com 126.876 votos (5,72% dos votos válidos) e tornando-se o terceiro candidato mais votado. No segundo turno das eleições estaduais, Gilberto Silva anunciou apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB).