O deputado natural de Veranópolis e criado em Farroupilha, Álvaro Boessio, foi escolhido pela unanimidade dos colegas parlamentares peemedebistas para ser o líder da Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, neste primeiro ano da nova Legislatura e do Governo Sartori.
Reeleito com 37.933 votos, Boessio construiu sua carreira sindical em Farroupilha. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário da cidade e da Federação dos Calçadistas. O parlamentar também atuou como juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Disputou sua primeira eleição para Assembleia em 2002, quando foi suplente da bancada do PMDB, exercendo o mandato por 11 meses. Em 2006, novamente ficou na suplência, assumindo o mandato na Assembleia por três anos e dois meses. Em 2010, foi eleito deputado com 37.971 votos. No pleito deste ano elegeu-se para seu segundo mandato como titular, com 37.933 votos. Obteve sua maior votação em Farroupilha (13.037), seguido por Carlos Barbosa (3.374) e São Sebastião do Caí (2.980).
Em 2014, Boessio foi o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa e, em 2013, presidiu a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais. Tem como bandeira a qualificação profissional do trabalhador, a geração de emprego e renda, o fortalecimento da agricultura – em especial da área vitivinícola - e dos setores moveleiro, do calçado e do vestuário.