Natural de Pirenópolis (GO), José Roberto Ribeiro Forzani tem 55 anos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação, em 1981.
Engenheiro florestal, muda-se para o Estado do Tocantins em 1994 e é funcionário de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Entre os anos de 1994 e 1998, trabalha no Instituto do Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e na Secretaria de Planejamento do Estado do Tocantins de 1998 a 2002. No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é chefe de divisão de desenvolvimento entre 2002 e 2004, e superintendente de 2004 a 2010.
No Incra, conduz de forma democrática e participativa a implantação da política de reforma agrária, com o apoio dos servidores, trabalhadores rurais e suas entidades representativas.
Eleito pela primeira vez em 2010 para um cargo político-partidário – o de deputado estadual, com 6.542 votos – assume a missão de representar politicamente e buscar alternativas de desenvolvimento para os trabalhadores rurais, agricultores familiares, acampados, assentados da reforma agrária e quilombolas.
Diploma-se deputado estadual em 17 de dezembro de 2010. “Em nome da minha família, dos meus companheiros assentados, dos companheiros agricultores familiares, dos quilombolas, dos sem-terra e dos demais trabalhadores urbanos, assim o prometo”. Com essas palavras, Zé Roberto faz seu juramento de posse durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins no dia 1º de fevereiro de 2011.
Conquista o segundo mandato no pleito de 2014, obtendo 12.940 votos, quase o dobro da marca anterior. Durante toda a sua atuação parlamentar, propõe requerimentos e projetos que contemplam diversos setores da população tocantinense, em especial pequenos agricultores, indígenas, quilombolas, entidades classistas e companheiros mais fiéis ao programa do partido. Apresenta também ações que levam benefícios concretos às comunidades mais carentes nas diversas regiões do Estado. Parceria com Detran para emissão de CNH na zona rural e emendas parlamentares que adquiriram tratores, maquinas de perfuração de milhares de poços semiartesianos, distribuição de calcário e materiais esportivos estão entres as ações de Zé Roberto.
Nas eleições de 2018 foi reeleito para seu terceiro mandato com 10.090 votos.