José Carlos Barbosa, o Barbosinha, nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Filho de família muito humilde é caçula de nove irmãos. Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.
Logo depois, Barbosinha mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito municipal entre 1989 e 1992, considerado até hoje um dos melhores administradores da cidade. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Neste período também se tornou pai de José Pedro Menezes Barbosa.
Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde fez uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. No ano de 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.
Em 2014, José Carlos Barbosa foi eleito com 21.554 votos para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de MS. Já no ano de 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, se licenciou do cargo de deputado para ocupar uma das pastas mais importantes do Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), onde atuou por um ano e oito meses.
Na Sejusp, foi o principal responsável por proporcionar grandes mudanças na área de segurança pública, viabilizando junto ao Governo um dos maiores investimentos da história de Mato Grosso do Sul, o programa “MS Mais Seguro”, fazendo com que o Estado se tornasse o 5º mais seguro do Brasil.