Henrique Paulista Arantes (14 de abril de 1984) é um político brasileiro, goiano, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Atualmente exerce seu terceiro mandato como deputado estadual (eleito em 2010, 2014 e 2018). Foi secretário de Estado de Cidadania e Trabalho de Goiás (2011 a 2013) e vereador em Goiânia (2009 a 2010).
Vocação Política
A vocação política acompanha Henrique Arantes desde sua infância. Com apenas cinco anos de idade ele já acompanhava a eleição de seu pai Jovair Arantes, para a Câmara Municipal de Goiânia.
Trajetória
Em 2008 foi eleito vereador em Goiânia, com 5.368 votos. Foi vice-presidente da União dos Vereadores de Goiás (UVG), seccional da Região Metropolitana de Goiânia.
Com a experiência adquirida no Legislativo municipal, Henrique Arantes buscou o desafio de disputar uma vaga no Legislativo estadual, em 2010, sendo eleito com 32.424 votos em 229 dos 246 municípios goianos. Ganhou destaque por ser o deputado estadual eleito mais novo da Assembleia Legislativa de Goiás, no ano de 2010.
Em fevereiro de 2011, licenciou-se da Assembleia Legislativa após receber o convite para assumir o cargo de Secretário de Estado de Cidadania e Trabalho de Goiás, onde permaneceu como titular por três anos.
Nesse período, Henrique Arantes teve a responsabilidade de administrar os principais programas sociais desenvolvidos pelo Governo estadual, tais como Renda Cidadã, Passaporte do Idoso, Passe Livre para Pessoas com Deficiência, Sub-registro Civil (registro de certidão de nascimento), Cidadania e Justiça Social (facilitar o acesso de cidadãos aos seus direitos); e programas de incentivo ao emprego como Jovem Cidadão, incentivo ao Cooperativismo e cursos de qualificação profissional, como o Planteq.
De 2011 a 2013, Henrique Arantes ocupou a Presidência do Conselho Estadual do Cooperativismo em Goiás e, em 2012, também foi presidente do Conselho Estadual do Trabalho. Foi convidado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para representar o Estado de Goiás na 102ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra, na Suíça, em junho de 2013.
Em 2014, Henrique Arantes retornou os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa de Goiás e, logo em seguida, foi reeleito deputado estadual com 42.414 votos (o sexto mais bem votado entre os deputados estaduais). Na 18ª Legislatura, Henrique Arantes passou a ocupar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás como 1º Secretário.
ATIVIDADE PARLAMENTAR
Durante todos seus mandatos, Henrique Arantes assumiu protagonismo em diversas frentes de atuação parlamentar, principalmente na defesa de importantes projetos que asseguram direitos aos cidadãos e ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
É autor de projetos como: Parcelamento do IPVA; Transparência em postos de combustíveis; Transparência no Poder Público; Obrigar presidiários a custearam próprias despesas; Proibição do corte de energia; Orçamento Impositivo (2016) garantindo recursos para os 246 municípios de Goiás; entre muitos outras propostas.
Na 19ª Legislatura, com a vitória na reeleição em 2018, Henrique Arantes toma a frente na discussão de assuntos de grande relevância para a sociedade. A principal delas é a criação da CPI da Enel, na qual é presidente e está focado na investigação sobre o cumprimento dos serviços prestados pela empresa em Goiás e no contrato com o Estado.
Participação em Comissões da Assembleia Legislativa na 17ª Legislatura – 2014
Defesa dos Direitos do Consumidor – presidente
Criança e Adolescente – vice-presidente
Saúde e Promoção Social – vice-presidente
Agricultura, Pecuária e Cooperativismo – suplente
Constituição, Justiça e Redação – suplente
Organização dos Municípios – suplente
Tributação, Finanças e Orçamento – suplente
Turismo – suplente.
Participação da Mesa Diretora da Assembleia da 18ª Legislatura – 1º Biênio (2015-2016)
1º Secretário
Participação da Mesa Diretora da Assembleia da 18ª Legislatura – 2º Biênio (2017-2018)
2° Vice-presidente
Presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na 18ª Legislatura.
19ª LEGISLATURA – 1º Biênio (2019-2020)
Presidente – CPI da Enel Goiás
Presidente – Conselho de Ética
Presidente – Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Titular – Constituição, Justiça e Redação
Titular – Educação, Cultura e Esporte
Titular – Turismo
Suplente – Tributação, Finanças e Orçamento
Suplente – Defesa dos Direitos do Consumidor
Suplente – Desenv. Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Suplente – Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Suplente – Saúde e Promoção Social
* Licenciou-se do Legislativo no dia 16.02.2011 para assumir a Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho.
* Afastou-se da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, retornando à sua cadeira no Legislativo goiano em 01.01.2014.
* Em setembro de 2019 desfilia-se do PTB por decisão da direção nacional.
* Em 07 de outubro de 2019, assina filiação ao MDB.
* Em 07 de outubro de 2019 é indicado líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa.
* Em 1º de fevereiro de 2021 é empossado como 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2023.