Gladson de Lima Cameli nasceu em 26 de março de 1978 no município de Cruzeiro do Sul. Ele é filho de Eládio Messias Cameli e Maria Lindomar de Lima Cameli, e é casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli, com quem tem um filho de 5 anos chamado Guilherme Correia Cameli.
Formado em bacharel de Engenharia Civil desde 2001, formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus (Ulbra), no Amazonas. Ele é membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/AC) e exerceu atividades profissionais como sócio da empresa pertencente à família. Pelo lado paterno, é sobrinho do ex-governador do Estado do Acre, Orleir Cameli.
Ele entrou na vida pública aos 28 anos, inspirado pelo tio, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em seu segundo mandato, se destacou à frente da Comissão da Amazônia. Durante sua atuação parlamentar, as emendas individuais de sua autoria somaram cerca de R$ 130 milhões para os 22 municípios do Acre, independentemente de cores partidárias.
Em 2014, Cameli foi eleito senador com 58,36% dos votos válidos, a maior votação dada a um político nos últimos anos. No Senado Federal, ele é membro de várias comissões, incluindo a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Ele tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.
Nas eleições de 2022, Cameli concorreu à reeleição na chapa com Mailza Gomes, na qual também venceu em primeiro turno com 242.100 votos sobre os candidatos Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Petecão (PSD), Márcio Bittar (UNIÃO), Professor Nilson (PSOL) e David Hall (Agir). Durante sua trajetória política, Cameli recebeu diversas honrarias, como o Título de Cidadão Riobranquense, concedido pela Câmara Municipal de Rio Branco/AC em outubro de 2009. Ele é filiado ao Progressistas desde 2005, permanecendo até os dias atuais.