Vinicius Camarinha é advogado formado pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha (Univem/Marília-SP) e pós-graduado em direito administrativo pela PUC/SP e Gerente de Cidades pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).
Elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 2002, aos 22 anos de idade.
Em 2018, foi reeleito para seu quarto mandato na Alesp, com 65.441 votos, tendo sido reconduzido ao cargo de líder da Bancada do PSB na Casa.
Na Assembleia Legislativa, presidiu a CPI do Transporte Ferroviário, que teve repercussão nacional. São de sua autoria importantes leis como a Lei Estadual 12.782, de 20/12/2007, que concede desconto nas inscrições de vestibulares e concursos públicos para desempregados e pessoas que tenham renda de até dois salários mínimos e a Lei Estadual nº 13.016, de 19/05/2008, que proibiu o fumo em repartições públicas, matéria que foi aperfeiçoada posteriormente pelo então governador José Serra.
Já foi vice-presidente da Alesp em mandatos anteriores e exerceu, até dezembro de 2012, a função de vice-líder do governo na Assembleia Legislativa a convite do governador Geraldo Alckmin.
O deputado é membro do Grupo de Entidades de Apoio ao Desenvolvimento de Marília, e foi prefeito da cidade de 2013 a 2016, quando recebeu o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’, da Fundação Abrinq.
Exerceu também o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação durante o governo de Márcio França.