Neri Geller nasceu em Selbach, no Rio Grande do Sul, em 1968. É filho de Edvino Geller e Teresinha Geller e, atualmente, é empresário rural e atua na agricultura em Mato Grosso. Em 1994, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, dois anos depois, elegeu-se vereador em Lucas do Rio Verde, sendo reeleito em 2000.
Movimento Grito do Ipiranga e participação na Câmara dos Deputados
Neri Geller ficou conhecido por liderar, em 2006, o movimento Grito do Ipiranga, que bloqueou rodovias em vários estados brasileiros em protesto contra a política agrícola e econômica do governo do Partido dos Trabalhadores (PT). O objetivo era chamar a atenção do governo e da sociedade para a crise de rentabilidade vivida pelos produtores de soja.
Em 2006, candidatou-se a deputado federal pelo PSDB, obtendo a primeira suplência. Em abril de 2007, assumiu o mandato após a licença de Telma de Oliveira e exerceu o cargo até agosto do mesmo ano. Participou das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Educação e Cultura, e Viação e Transportes.
Em 2010, tentou retornar à Câmara dos Deputados, mas ficou na suplência. Em 2011, assumiu a cadeira de Eliene Lima, que se licenciou para assumir uma secretaria no governo de Mato Grosso. Permaneceu no mandato até outubro, tendo ocupado a titularidade na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.
Secretaria de Política Agrícola e Ministério da Agricultura
Em 2013, Neri Geller assumiu a Secretaria de Política Agrícola, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No ano seguinte, em março de 2014, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff para suceder Antônio Andrade no comando da pasta. Deixou o PP e migrou para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Eleição para deputado federal
Nas eleições de 2018, Neri Geller foi eleito deputado federal pelo estado de Mato Grosso. Como parlamentar, foi relator da lei de licenciamento geral, que consolida e flexibiliza a legislação de licenciamento ambiental.
Mandatos na Câmara dos Deputados e outros cargos públicos
Neri Geller já exerceu três mandatos na Câmara dos Deputados: de 2007 a 2011 pelo PSDB, de 2011 a 2015 pelo PP e, atualmente, desde 2019, pelo PP. Também foi vereador em Lucas do Rio Verde pelo PSDB de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Além disso, ocupou a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 201