Médico veterinário, empreendedor e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA).
Sou deputado estadual (PL/RS), autor da Lei de Liberdade Econômica no RS (nº 15.431, de 27 de dezembro de 2019) - pioneira entre os estados brasileiros - que cria a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica.
Fui secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre/RS e presidente do Democratas (DEM) Rio Grande do Sul. No governo do Estado, ocupei as pastas do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur); e de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM). Fui também diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Na Assembleia Legislativa do RS, exerci por 11 meses, em 2019, o mandato de deputado estadual pelo Democratas (DEM). Sou fundador da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha (FPA Gaúcha) e a da Frente Parlamentar em Defesa da Pavimentação da BR 470. Integrei as Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; e de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e ocupei a vice-liderança da Bancada do Democratas (DEM). Atualmente, sou suplente de deputado estadual.
A Lei nº 15.458 (de 26 de março de 2020), que institui o Programa de Educação para a Posse Responsável de Animais Domésticos nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul; e a Lei 15.469 (de 26 de março de 2020) que reconhece como de relevante interesse cultural do RS a Feira Nacional do Agronegócio do Sul e Exposição de Gado de Leite, Fenasul/Expoleite também são de minha autoria.
TRAJETÓRIA
Nasci dia 23 de junho de 1979, em Porto Alegre. Sou casado e pai de um casal. Filho e neto de médicos veterinários, carrego no sangue a paixão pela Medicina Veterinária e pelos animais. Atuo na direção administrativa do Hospital Veterinário Lorenzoni, empresa familiar que está no mercado desde os anos 1950. Minha mãe é psicóloga e professora universitária. Dela, recebi o maior ensinamento que carrego comigo: o respeito às pessoas.
Em 2011, aos 32 anos, tornei-me o presidente mais jovem da história do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Fui reeleito para o segundo mandato até o fim de novembro de 2017. Em ambas as eleições, fui conduzido ao cargo com mais de 80% dos votos válidos. Tive passagem, também, pela diretoria da Sociedade de Veterinária do RS (Sovergs).
Fundei do projeto Empreendedorismo para Veterinários. Conhecido como EPVet, a missão do negócio é incentivar médicos veterinários, acadêmicos e empreendedores do segmento por meio de conceitos gerenciais para aplicação prática na carreira.
Os desafios e as atitudes transformadoras são grandes motivadores para mim. Estou comprometido com a ética, com a transparência e com o trabalho responsável para mudar o cotidiano do povo do Rio Grande do Sul.