Luiz Fernando Cardoso, mais conhecido pelo apelido de infância, Vampiro, nasceu no dia 7 de novembro de 1973. Filho de Valdonir Arino Cardoso e Volnete Maria Svaisser Cardoso. É casado com Elisiane Rodrigues Cardoso (administradora) e pai da Maria Fernanda.
Formado em Direito, já participou de movimentos e comissões dentro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi vice-presidente jurídico do Criciúma Esporte Clube, procurador do município de Nova Veneza, assessor jurídico da Advocacia Geral da União na região Sul, presidente da Autarquia de Trânsito em Criciúma e secretário de Desenvolvimento Regional.
Também foi membro do conselho administrativo do Bairro da Juventude, entidade que atende mais de 1500 crianças e adolescentes, e membro do conselho curador da Fucri, atual Unesc.
Cargos públicos e políticos ocupados:
Presidente da CriciúmaTrans (Empresa Pública de Transporte e Trânsito);
Assessor Jurídico da Prefeitura de Nova Veneza;
Assessor Jurídico da Advocacia Geral da União;
Vereador em Criciúma;
Secretário Regional em Criciúma;
Deputado Estadual.
Deputado Estadual em exercício na 18a Legislatura (2015-2019), e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Comissão dos Direitos Humanos, da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Comissão de Pesca e Aquicultura.
Como ex-secretário do Desenvolvimento Regional, conhece bem o estágio das obras do governo estadual na região Sul. É sobre elas que tem se debruçado no seu mandato, buscando formas para acelerar seu andamento, ao lado de uma ação política de fortalecimento da bancada dos deputados do Sul.
Nas eleições de 2018, candidatou-se novamente ao cargo de Deputado Estadual à Assembleia Legislativa catarinense, pelo MDB, foi eleito com 36.747 votos, tomou posse à 19a Legislatura (2019-2023). No Parlamento é Líder do MDB, Vice-Presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e integra as seguintes Comissões Permanentes: Constituição e Justiça; Pesca e Aquicultura; Turismo e Meio Ambiente; Defesa dos Direitos do Idoso.
Nesta legislatura, o Deputado Vampiro integrou e foi Relator da Comissão Especial (instalada em 27/08/2020) que analisou o pedido de impeachment do Governador Carlos Moisés, da Vice Daniela Reinehr e do Secretário da Administração Jorge Eduardo Tasca, sobre denúncia de crime de responsabilidade na concessão de reajuste salarial dos procuradores do Estado, visando à equiparação remuneratória com os procuradores da Assembleia.
Deputado Vampiro integrou o Tribunal Misto, composto por Deputados e Desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que julgou o processo de impeachment do Governador e da Vice, no caso de equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Assembleia Legislativa, e que teve como resultado (no dia 24/10/2020) o afastamento do primeiro, Carlos Moisés, e o arquivamento da denúncia da segunda, Daniela Reinehr.
Confira alguns projetos apresentados pelo deputado Vampiro
Estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de banheiros químicos adaptados à pessoa com deficiência nos eventos públicos realizados em Santa Catarina.
Dispõe sobre a criação do Programa Cadeira de Rodas Motorizada, destinado a pessoas com distrofia muscular progressiva.
Institui a Campanha Geração Atitude, no Estado de Santa Catarina.
Dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento nos estabelecimentos prestadores de serviço de tosa e banho em animais domésticos de pequeno e grande porte e adota outras providências.
Dispõe sobre a estampa da data de validade na embalagem dos produtos destinados à merenda escolar, no âmbito do Estado de Santa Catarina.
Dispõe sobre a publicação da lista de medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de fraldários em estabelecimentos comerciais no Estado de Santa Catarina.