Conhecida por ter sido a primeira mulher a assumir interinamente o governo do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr nasceu em Maravilha, em 4 de abril de 1977. Formou-se em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó), após ter atuado como soldado na Polícia Militar do estado.
Carreira como advogada e produtora rural
Após se desincorporar da Polícia Militar, Daniela Reinehr iniciou sua carreira como advogada, atuando em áreas como direito empresarial, administrativo, civil e comércio exterior. Mais tarde, tornou-se também produtora rural, atuando na área de agropecuária.
Ativismo político
Em 2013, Daniela Reinehr engajou-se no ativismo político, participando de mobilizações em sua cidade natal, Chapecó. Aderiu ao movimento nacional "Nas Ruas" e tornou-se uma das lideranças nas mobilizações. Participou ativamente da campanha pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016 e foi apoiadora da Operação Lava-Jato e do presidente Jair Bolsonaro.
Carreira política
Em 2018, Daniela Reinehr candidatou-se como vice-governadora na chapa de Carlos Moisés, ambos pelo PSL. Sua chapa ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 29,72% dos votos válidos, mas acabou vencendo a disputa no segundo turno com mais de 70% dos votos. Quando no governo, envolveu-se em polêmicas com Moisés, por querer um maior alinhamento a Bolsonaro. Quando o presidente anunciou a saída do PSL para formar um novo partido, Daniela o acompanhou.
Governadora interina de Santa Catarina
Em 2020, Daniela Reinehr tornou-se a primeira mulher a assumir interinamente o governo do estado de Santa Catarina, após o afastamento do então governador Carlos Moisés em virtude da aceitação de um pedido de impeachment. Em 2021, voltou a ocupar o cargo interinamente quando Moisés enfrentou outro pedido de impeachment, sendo absolvido posteriormente.
Eleita deputada federal
Nas eleições de 2022, Daniela Reinehr foi eleita deputada federal pelo Partido Liberal (PL) com 84.631 votos em Santa Catarina. Sua atuação no cenário político brasileiro ainda promete dar o que falar nos próximos anos.