Nascido em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, em 18 de abril de 1966, Roberto Alves de Lucena é um pastor evangélico, escritor e político brasileiro filiado ao partido Republicanos. Filho de Antonio Vieira de Lucena e Eunice Alves, Lucena é um dos doze irmãos em uma família de migrantes nordestinos. Ele é casado com a pastora e professora Bernadete Lucena, com quem tem dois filhos, Melissa e Renan, e três netos, Lívia, Lorena e Lorenzo.
Desde cedo, Lucena recebeu uma forte influência religiosa de sua família, o que o levou à vocação eclesiástica. Tornou-se um pregador aos seis anos e foi consagrado pastor evangélico aos 20 anos. Sua formação acadêmica inclui o ensino fundamental e médio pela rede pública estadual em Santa Isabel/SP, e o curso superior em Ciências da Religião pelo Instituto Ecumênico de Ensino Superior (IEES), concluído em 1999.
Carreira Religiosa
Em 21 de agosto de 1991, Lucena fundou a Igreja O Brasil Para Cristo (OBPC) em Arujá/SP. A igreja, iniciada pelo Missionário Manoel de Mello e Silva em 03 de março de 1956, é uma das maiores denominações pentecostais do país, com quase um milhão de membros e cerca de três mil templos distribuídos por todo o Brasil.
Devido ao seu reconhecido compromisso de fé, liderança e ética, Lucena foi eleito membro do Supremo Conselho de sua organização eclesiástica e tornou-se presidente nacional da OBPC em 2 de novembro de 1999.
Carreira Política
Além de sua profunda atuação no meio religioso, Lucena tem uma relevante carreira política. Ele tentou a reeleição como deputado federal por São Paulo em 2022, mas acabou ficando na suplência.