Nasceu no município de Joinville/SC, localizado na região Norte catarinense. Marilisa Boehm é casada e tem dois filhos. Formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais, tem uma história de lutas em defesa da mulher.
A Vice-governadora será a segunda mulher a ocupar o cargo no Poder Executivo de Santa Catarina.
Graduada em direito, é delegada aposentada da Polícia Civil na qual trabalhou por 30 anos. Na polícia foi pioneira, sendo a primeira delegada mulher de Joinville. Colaborou para a fundação da Delegacia da Mulher da natal, onde foi titular entre 1990 a 2014. Atuou também como delegada regional, entre 1999 a 2002, nesse posto, era responsável pelos municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Garuva e Araquari.
Na política, já concorreu aos cargos de Vereadora, em 2012, e Vice-prefeita, em 2016, eleições disputadas em Joinville, e também para Deputada Estadual, em 2018. Esteve filiada aos seguintes partidos: Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Podemos.
Criou o Instituto Cazul (www.cazul.com.br) com o objetivo de empoderar as mulheres por meio do empreendedorismo.
Nas eleições de 2022, foi convidada a ser vice-governadora na chapa de Jorginho Mello (PL); ambos foram eleitos no segundo turno com 2.983.949 votos (70,69% dos votos válidos).