Francisco de Assis Rodrigues, mais conhecido como Chico Rodrigues, nasceu em Recife em 23 de abril de 1951. Ele é filho de Sebastião Rodrigues Silva e Eugênia Andrade Silva. Rodrigues graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1975 e seguiu se especializando em desenvolvimento rural e urbano pela Universidade Católica de Pernambuco e pela Organização dos Estados Americanos. Ampliou ainda mais seus estudos no exterior, com um curso de Descentralização Política e Federalismo em Berlim e Dresden, na Alemanha.
Início de Carreira
Chico Rodrigues começou sua carreira como extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) nos estados de Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Durante o governo de Marco Maciel, atuou como coordenador estadual do Projeto Sertanejo e diretor-técnico da Companhia de Sementes e Mudas de Pernambuco.
Migração para Roraima e Ascensão Política
Após sua migração para Roraima, Rodrigues ocupou posições de destaque, como Secretário de Agricultura no governo de Arídio Martins de Magalhães (1983-1985), diretor da Escola Agrotécnica de Roraima e coordenador estadual da Comissão de Planejamento Agrícola. Em 1988, foi eleito vereador em Boa Vista pelo PMDB, começando oficialmente sua trajetória política.
Carreira no Congresso e Impeachment de Collor
Chico Rodrigues foi eleito deputado federal em 1990, e votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor em 29 de setembro de 1992. Rodrigues foi reeleito deputado federal em 1994, 1998, 2002 e 2006, alternando sua filiação entre PTB, PPB, PFL e DEM.
Governador de Roraima e Desafios Eleitorais
Em 2010, Rodrigues foi eleito vice-governador de Roraima na chapa de José de Anchieta Júnior pelo DEM, assumindo o governo do estado com a renúncia do titular. No entanto, enfrentou um revés em 2014, quando foi derrotado nas eleições e teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima devido a gastos irregulares.
Senado e Vice-Liderança do Governo Bolsonaro
Chico Rodrigues retornou ao cenário político nas Eleições Gerais de 2018 quando, já pelo DEM, foi eleito senador por Roraima com 111.318 votos, o que corresponde a 22,75% dos votos válidos. Em março de 2019, poucos meses após assumir o cargo, Rodrigues foi indicado pelo presidente Bolsonaro para ser o vice-líder do governo.
Com uma carreira política cheia de altos e baixos, Francisco de Assis Rodrigues é um personagem relevante na política brasileira, principalmente para o estado de Roraima.