Daniel Freitas, empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Eleito vereador por Criciúma em 2012 e reeleito em 2016, Freitas foi eleito deputado federal de Santa Catarina na 56ª legislatura, pelo Partido Social Liberal (PSL) em 2018.
Origens e formação
Nascido em Criciúma, Freitas é filho de Ronaldo Accioli de Freitas e de Maria Ester Costa de Freitas e bisneto de Diomício Freitas, que foi empresário e Deputado Federal de Santa Catarina. Formou-se em Administração de Empresas, atuando como estagiário no setor privado e em grupos de comunicação de Santa Catarina. Além disso, dedicou-se às suas empresas de entretenimento.
Carreira política
Freitas iniciou sua carreira política em 2012, quando concorreu às eleições a vereador de Criciúma pelo Partido Progressistas (PP), conseguindo se eleger para o mandato de 2013 a 2016. Ele foi reeleito em 2016, ficando no cargo de 2017 a 2018. Em 2014, foi Diretor Presidente da Fundação Criciumense de Cultura, e em 2015, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esportes.
Atuação parlamentar
Em 2018, Freitas foi eleito deputado federal de Santa Catarina na 56ª legislatura, pelo Partido Social Liberal (PSL), com 142.569 votos, tornando-se o 2° mais votado do estado. Em seu primeiro ano como deputado federal, integrou como titular a Comissão Especial da Reforma da Previdência. Tornou-se coordenador da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Carvão Mineral, presidente da Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Adoção e Convivência Familiar, titular da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e Agricultura Familiar - FAAF e relator da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados.
Reeleito para um segundo mandato em 2022 com 108.001 votos (2,72%), Freitas defendeu o uso dos recursos dos fundões para o combate ao coronavírus e participou de todas as votações nominais na Câmara dos Deputados. Sua atuação parlamentar tem sido marcada pelo apoio ao carvão mineral e ao programa espacial brasileiro, além do interesse em pautas relacionadas ao agronegócio, agricultura familiar e adoção e convivência familiar.